O tema da nossa coluna de hoje é a diferença entre as versões de alimentos light e diet, que estão disponíveis em todos os supermercados e os questionamentos em relação a eles é cada vez mais comum. Você sabe a diferença entre eles? Se ainda não sabe, vamos lá.
Vou começar dando o exemplo de refrigerantes:
- Refrigerante Light: é a redução de no mínimo 25% de algum nutriente comparado ao produto convencional (geralmente a indústria faz a redução de gordura ou açúcar – impactando na quantidade calórica, se tem menos gordura ou açúcar, terá menos calorias). No caso dos refrigerantes, é usado adoçante artificial, que, consequentemente, reduz as calorias.
- Refrigerante Diet: é um produto com a retirada total de algum nutriente comparado ao produto convencional. No caso dos refrigerantes, seria a isenção de açúcares.
Isso significa que esses produtos podem apresentar quantidades calóricas inferiores se comparados à versão normal do refrigerante, mas isso não quer dizer que são mais saudáveis, pois não devemos ficar atentos somente à questão calórica do alimento, e, sim, aos nutrientes que ele apresenta.
Um produto que foi tirado por completo algum nutriente, no caso as versões DIETS, ou que foi reduzido em 25%, como as versões LIGHTS, e continua com o gosto parecido ao normal, quer dizer que foi adicionado mais sódio, mais corantes e mais conservantes. A questão nutricional do produto não melhorou, ele apenas passa a ter menos calorias (no caso do light) ou zero calorias (no caso do diet).
laro que, em uma alimentação saudável, sempre temos que prezar por aquilo que consumimos todos os dias, isso sim é o que vai influenciar na nossa saúde e no nosso peso. O consumo esporádico de um refrigerante zero não vai impactar no seu emagrecimento e na sua saúde se todo o contexto da sua alimentação estiver saudável.
Aqui eu citei o exemplo do refrigerante, mas todos os produtos nas versões light ou diet apresentam as mesmas regras. Atendimento on-line: (48) 99177-5052.