Que a aveia faz muito bem à saúde todos nós já sabemos. Além de reduzir os níveis de colesterol e doenças coronárias, possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, fibras e carboidratos essenciais para qualquer tipo de dieta. Esses são alguns dos benefícios deste cereal.
Vale a pena incluir a aveia no seu dia a dia para controlar o colesterol e manter as taxas de açúcar no sangue sob medida.
Ela é o típico ingrediente que está no topo da lista de qualquer repertório dos nutricionistas. Foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional – além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, ela é capaz de prevenir certas doenças.
Mas afinal, qual o melhor tipo a ser consumido: farelo de aveia, farinha de aveia ou flocos de aveia?
Bom, o farelo de aveia é feito através da camada externa do grão, e é por isso que possui a maior quantidade de fibras. A farinha de aveia é obtida da parte interna do grão, o que faz com que se perca um pouco da quantidade de fibras. Já os flocos de aveia são retirados dos grãos inteiros prensados, fazendo com que os nutrientes sejam mais preservados.
Todos os tipos de aveia são benéficos para a saúde, porém, por conter uma quantidade maior de fibras e proteínas, o farelo de aveia torna-se mais importante na dieta se comparado com a farinha e o flocos, podendo ser mais eficiente na redução do colesterol. Garantir a saciedade por mais tempo, também é um de seus benefícios.
Existem várias formas para consumir a aveia, as mais conhecidas são: junto com as frutas, em forma de mingau, junto às vitaminas e na panqueca de banana, que é uma das minhas preparações favoritas no café da manhã, inclusive, deixarei a receita com vocês:
Panqueca de banana com aveia: 1 ovo, 1 banana amassada, 2 colheres de sopa de farelo de aveia e canela a gosto. Misturar bem todos os ingredientes e despejar em uma frigideira antiaderente, cozinhar em fogo baixo e com tampa.
Espero que tenham gostado das dicas. Até semana que vem!! Atendimento nutricional on-line: (48) 9 91775052.