Prefeitos de todo o Brasil não precisam ir muito longe para aprenderem a governar com apenas cinco secretários. Clésio Salvaro, que está se despedindo da prefeitura de Criciúma depois de dois mandatos, está à disposição de todos para mostrar como governou uma cidade com 240 mil habitantes com pouca gente. A redução no número de secretarias municipais é uma estratégia interessante para otimizar a gestão pública, reduzir custos administrativos e focar os recursos para áreas prioritárias. Além disso, a economia financeira com menos cargos, a agilidade na tomada de decisões com uma estrutura mais enxuta e o maior controle de gastos são estratégias de uma organização eficiente. O problema é que nossas prefeituras precisam ser inchadas de pessoas devido às promessas de campanha. O exemplo de Criciúma pode servir como inspiração para repensar a gestão pública nos municípios, mas quem vai se interessar por isso?
Entrelinhas
- A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do deputado Estêner Soratto Júnior que concede o título de utilidade pública estadual à Associação Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus, do bairro Passagem, em Tubarão. Com a aprovação, o texto segue agora para a sanção do governador, Jorginho Mello.
- Prefeito de Tubarão, Jairo dos Passos Cascaes, transmitiu ontem à tarde o cargo ao vice-prefeito Moisés Nunes. Jairo vai afastar-se até terça-feira que vem para tratamento de saúde. Nos bastidores há quem diga que Jairo transmitiu o cargo ao vice como forma de agradecimento pela parceria e atuação durante todo o mandato. Moisés foi um vice que não trouxe nenhum problema para o titular.
- Graduado em direito e pós-graduado em Direito Tributário, o advogado e administrador de empresas Edvan Borba Rodrigues foi anunciado ontem como chefe de gabinete do futuro prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt. Edvan já atuou como presidente da CDL de Capivari de Baixo e também do Grupo Escoteiros Carijós.
- Sobre a questão de aumento de salários do vice-prefeito, secretários, presidentes de autarquias, procurador e vereadores em Laguna, aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal, um jurista nos informou que o tema é prerrogativa dos vereadores, embora o prefeito Samir Ahmad tenha direito ao veto. Entretanto, ressalta, o veto será analisado pelos vereadores, que poderão derrubá-lo e manter os aumentos.
- Confirmando o que havíamos noticiado, o prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto, e o vice, Denis Matiola, anunciaram ontem o advogado Heitor Wensing como secretário da Fazenda. Formado em Direito e Gestão de Liderança, Heitor traz mais de 30 anos de experiência na área jurídica e administrativa. Ele foi indicado pelo seu partido, o MDB.