Na prefeitura de Tubarão, o problema não é a jornada de trabalho para os cargos comissionados. O problema é que muitos batem o ponto e vão embora para realizar outras atividades e retornam para bater o cartão de saída. E isso não acontece só no Paço Municipal. Recentemente, foi contratado pela prefeitura um sistema de ponto que está sendo instalado inicialmente na Fundação de Saúde e em todos os postos, que vai fazer 100% dos servidores, sejam comissionados ou não, a baterem o ponto, inclusive os que estiverem na estrada. Haverá ponto biométrico, facial, por celular e na própria máquina do servidor, todos já usados em grandes empresas privadas. Será necessário também colocar câmeras sobre as máquinas de ponto, para que as mesmas não sejam destruídas por aqueles que só pensam em seu benefício próprio. Se a nova administração seguir o que está planejado, teremos melhorias no serviço, com certeza.
Entrelinhas
Prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto, deve definir em breve os nomes para o Esporte, Cultura, Saúde, Serviços Públicos, Planejamento (antigo Urbanismo), Meio Ambiente e Procuradoria. Os nomes estão praticamente definidos e o anúncio só não está sendo feito por pequenos detalhes. A secretaria de Serviços Públicos não deverá ser mais extinta, como era o pensamento inicial.
Cresceu nas eleições do dia 6 de outubro passado o número de mulheres eleitas para as Câmaras de Vereadores em Santa Catarina. Foram 577, correspondendo a 19,81% do total de 2.912 vagas. Em que pese o aumento, a proporção ainda é muito desigual, pois, a cada 10 vereadores eleitos, oito são homens, de acordo com os dados do TRE.
Os cinco maiores bancos do país, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander e Brasil, tiveram um lucro combinado de R$ 32,3 bilhões no 3º trimestre, com um ganho 13,8% maior que o apurado no mesmo período de 2023. A carteira de crédito somada dos líderes do mercado brasileiro avançou 10% e atingiu R$ 5,2 trilhões.
Câmara de Tubarão aprovou por unanimidade projeto de lei do vereador Erivelton Mendonça Fileti que autoriza a aplicação de sanções administrativas pelo município às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos fazendo uso de drogas ilícitas em desacordo com determinação legal ou regulamentar. A lei aprovada prevê que os valores arrecadados com as multas sejam destinados a programas de prevenção ao uso de drogas.
Preto Crippa anunciou ontem os nomes de Paulo César Pinto para a secretaria de Planejamento e de Alexandre Tomaselli para a secretaria de Obras. Paulo é professor e está a serviço da secretaria de Estado da Infraestrutura, atuando na Coordenadoria Regional de Educação de Laguna. Alexandre é empresário e em 2021 foi coordenador da Cosip no governo de Samir Ahmad.