A Câmara de Capivari de Baixo aprovou o projeto de lei apresentado pela vereador Beatriz Alves de Souza, que tem por objetivo garantir mais transparência sobre os imóveis locados pela prefeitura. A iniciativa, que foi originalmente proposta pela parlamentar em 2021 e não aprovada na ocasião, agora passa a ser uma realidade, representando um avanço significativo em favor da gestão pública, transparente e acessível. O projeto de Bia Alves determina que todos os imóveis locados pela administração municipal exibam informações claras e visíveis à população, como a identificação do proprietário, o valor mensal do aluguel, a vigência do contrato e a finalidade de uso do imóvel. A medida visa proporcionar aos cidadãos maior controle sobre os recursos públicos, além de promover a confiança na administração municipal. Esperamos que a moda pegue. Em Tubarão, por exemplo, são muitos os imóveis alugados.
Entrelinhas
Durante reunião da comissão de Assuntos Municipais na Assembleia Legislativa, foi aprovada a instalação da Comissão Mista que irá debater o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. A comissão é uma proposição do deputado estadual Volnei Weber e será formada por membros das Comissões de Pesca e Aquicultura, de Turismo e Meio Ambiente e de Assuntos Municipais.
O engenheiro químico e especialista em Gestão Ambiental e mestre em Geografia Física Rafael Marques foi anunciado sexta-feira pelo prefeito eleito de Tubarão como o novo secretário de Proteção e Defesa Civil. Rafael já foi o titular da mesma pasta na gestão do ex-prefeito Olavio Falchetti e ocupou a superintendência técnica da Agencia Reguladora de Saneamento por oito anos. Ele foi indicado pelo vereador eleito Diego Goulart.
Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no final de semana em Florianópolis, foi eleita a nova diretoria do Simesc, Sindicato dos Médicos de Santa Catarina. Na oportunidade, os médicos Cléberson José Garcia, Fernando Kindermann, Cícera dos Santos Moura e Francisco Castro dos Santos foram eleitos como diretores da Regional de Tubarão.
Conforme já havíamos antecipado, a Câmara de Tubarão, depois de algumas reuniões e definições para os próximos quatro anos, já terá seus presidentes definidos. Com onze vereadores, o PL e o PSD fizeram um acordo para Nilton Campos (PL) assumir em 2025, Everson Martins (PSD) em 2026, Rafael Tchê (PSD) em 2027 e Felipe Tessmann (PL) em 2028.
Em solenidade marcada para amanhã no Centro Administrativo, o governador Jorginho Mello vai repassar recursos a 18 pesquisadores e sete instituições. Serão R$ 15 milhões para o desenvolvimento de pesquisas de combate ao Aedes aegypti, oriundos de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina.