Seis turmas do 2º ano do ensino médio discutiram, em sala de aula, sobre as mudanças que a realidade social tem apresentado. Com o tema proposto, os estudantes da Escola Henrique Fontes, de Tubarão, conversaram sobre violência na escola e como o movimento artístico e literário nomeado de Romantismo pode ser analisado no dia a dia atual.
De acordo com a professora de língua portuguesa Renata Boa Hora Goulart, a discussão se faz necessária para que os alunos possam ter entendimento da realidade social. “Muitos alunos não gostam de conversar sobre os acontecimentos violentos e de bullying existentes na escola. Por isso, trouxemos o tema para debate”, analisa a professora.
Para os trabalhos, a professora propôs aos alunos a leitura do DS, através do Projeto Informando o Cidadão do Futuro. Para a aluna Ana Mendes Simões, o questionamento gerou reflexão: “Fez pensar sobre os motivos que levam alguém a cometer tamanha brutalidade. Percebemos que os responsáveis precisam de tratamento, e a família deve ficar atenta aos sinais, para que possa ajudar”, avalia a estudante.
“Penso que, com mais diálogo e atenção, principalmente da família, várias casos de violência poderiam ter sido evitados”, diz o estudante Guilherme Caetano Alves.