Associação busca espalhar a tradição açoriana em locais públicos
Cultivando a cultura de um Boi de Mamão, com aproximadamente 80 anos em Laguna, a Associação Cultural e Social de Caputera tem levado tradição e entretimento por onde passa. Ao todo, serão quatro apresentações. O primeiro palco onde o grupo se apresentou foi nas dependências do Mercado Público.
“O projeto contempla quatro apresentações completas do boi. Trata-se de uma manifestação que reúne características culturais que expressam elementos identitários da população de nossa região”, frisa a organizadora, Rute Maria de Souza.
Uma das ideias, segundo a organização, é levar a cultura açoriana para locais em que há “um vácuo cultural”. O projeto é executado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
As próximas apresentações acontecem na Praça da Barranceira, às 19h de sábado. No domingo, às 13h30, o grupo estará na praça Vidal Ramos, no Centro Histórico (Feira da Amizade) e, por último, no dia 27, a apresentação será no salão paroquial de Caputera.
O boi de mamão é uma expressiva manifestação folclórica típica do litoral do estado. Trata-se de um ato em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi, apresentando elementos comuns com o bumba-meu-boi nordestino.