A história das pessoas que resolveram mudar o destino e provocar uma verdadeira revolução no local onde nasceram e viveram seus antepassados. Desta forma, o livro “Acolhida na Colônia: Um espaço de vida e encontros...” apresenta a trajetória dos 20 anos do projeto que tem transformado a realidade das famílias das encostas da Serra Geral, com autoria de Thaise Costa Guzzatti.
A obra comemorativa foi lançada pela Editora Unesc neste mês, em Santa Rosa de Lima, durante a celebração dos 20 anos do projeto. A proposta de lançamento na própria cidade que sedia o projeto faz parte da estratégia da editora de aproximar e promover localmente a obra.
Ao longo das 231 páginas, o livro resgata dados históricos, estratégias adotadas, personagens que participaram e fazem parte da iniciativa que fomentou a ideia de buscar uma nova perspectiva econômica para famílias da região, através do agroturismo.
Por meio de estratégias como o estabelecimento de parcerias para acesso ao crédito, para melhorias da infraestrutura básica dos municípios e das propriedades rurais e ampliação da divulgação da marca, a Acolhida da Colônia chegou a 22 municípios e 111 unidades familiares em Santa Catarina, além de iniciativas em São Paulo e Rio de Janeiro.
A obra traz um relato histórico, e ao mesmo tempo é um guia sobre as práticas implementadas pela autora, que é uma das cofundadoras do projeto, atendendo a uma demanda dos próprios integrantes deste movimento.
“Foi um processo prazeroso de reflexão e escrita. Revisitei a história, identifiquei pessoas, processos e o contexto em que esta semente foi plantada, como cuidamos dela, os impactos que foram gerados e também as dificuldades pelo caminho”, conta Thaise.
O livro foi dividido em cinco capítulos, que revelam ao leitor todos os propósitos da jovem estudante de agronomia, que vislumbrou o agroturismo como uma alternativa para o crescimento da agricultura familiar e para manter as famílias no campo.