21 DE OUTUBRO DE 2024
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Inteligência Artificial ajuda atendimento no 193

A nova tecnologia utilizada pelos operadores permite que, durante a digitação da descrição da ocorrência, o assistente virtual complete as informações

11/07/2024 06:00|Por Redação

A utilização de novas tecnologias para agilizar os atendimentos à população catarinense já é uma realidade na Centros de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) de Santa Catarina.

Anualmente, mais de 500 mil chamadas são atendidas através do 193, que agora incorpora serviços de inteligência artificial para o registro e despacho de ocorrências.

 

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Quando ocorre uma ligação para o 193, o operador coleta uma série de informações, preenchendo um formulário. Esses dados são repassados às equipes que realizam o atendimento. 

A nova tecnologia utilizada pelos operadores permite que, durante a digitação da descrição da ocorrência, o assistente virtual complete as informações, promovendo maior agilidade na transcrição do texto. “Com apenas alguns tópicos descritos dentro de um campo de texto, o atendente pode clicar no botão e o texto é totalmente autocompletado. Assim, ele consegue escrever a descrição da ocorrência muito mais rapidamente e despachar o recurso adequado para cada situação com mais agilidade”, explica o capitão Marco Aurélio Lino Massarani Costa, chefe do Centro de Softwares de Emergência do CBMSC.

Localização 

Outra tecnologia implantada nos Centros de Operações é a utilização do Google Maps Platform já integrado à ferramenta de atendimento. Antes, o operador precisava trabalhar com duas telas para registrar a ocorrência e verificar a localização da guarnição mais próxima. Agora, tudo está agrupado no mesmo sistema e pode ser visualizado na mesma tela.

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