Só nesta temporada, foram realizadas quase 8 milhões de ações de prevenção ativa em 44 dias de Operação Veraneio 2023/2024
Um dos maiores desafios enfrentados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) é o de elevar o nível de consciência das pessoas em relação aos perigos existentes nos meios aquáticos. Só nesta temporada, foram realizadas quase 8 milhões de ações de prevenção ativa em 44 dias de Operação Veraneio 2023/2024. Além disso, a corporação conta com outras formas de alertas.
“Este trabalho de prevenção ativa é literalmente abordar as pessoas na praia e orientar sobre os perigos. Quando não é suficiente e a pessoa se arrisca, o guarda-vida vai novamente até essa pessoa e retoma a orientação. Por isso é tão importante que a população ouça, compreenda e respeite, pois o papel do guarda-vida é levar prevenção e orientação para o maior número de pessoas com qualidade e atenção”, afirma o coronel Zevir Anival Cipriano Junior, comandante da 1º Região Bombeiro Militar, área responsável pelo Litoral catarinense, que concentra a maior parte da Operação Veraneio.
“É importante ressaltar que nenhum guarda-vida pode tirar a pessoa à força do local de risco, ou seja, ainda que a orientação esteja sendo passada e reforçada, precisamos contar com a consciência da pessoa ou de quem estiver com ela para que a ação seja efetiva”, reforça o coronel.