Tubarão foi alvo de uma nova operação do Gaeco ontem. A ação teve o objetivo de desarticular uma das maiores organizações criminosas em atividade no Estado. Além da Cidade Azul, a operação Sodalitas Finis foi realizada em outros 19 municípios catarinenses e dois do Rio Grande do Sul.
“O nome ‘Sodalitas Finis’, ou o fim do grupo, em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa na cidade de Xaxim e região próxima, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros”, informou o Gaeco.
Foram cumpridos 74 mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 97 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário da comarca de Xaxim, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
As ordens judiciais foram cumpridas por um efetivo de 470 policiais. Não foram repassados detalhes de quantos mandados foram cumpridos em Tubarão.