Um motorista para em uma rua do bairro Barbacena, em Laguna, e abandona um cão. O animal, assustado, chega a correr atrás do veículo, numa tentativa de alcançar o tutor que, naquela hora, escolheu deixar o cachorro sozinho, sem lar, comida e carinho.
A cena foi registrada há alguns dias por uma pessoa que passava pelo local. As imagens chegaram ao conhecimento da gerencia de Bem-Estar Animal e da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), que determinou a abertura de um processo de infração para investigar o caso, que tem se tornado comum em diferentes bairros da Cidade Juliana.
“Determinei a imediata abertura de um processo para investigação e aplicação das medidas cabíveis, conforme as leis ambientais vigentes. As filmagens em questão documentam a situação de abandono de um veículo, conduta esta que está em clara violação das normativas ambientais e de trânsito em vigor”, esclareceu o presidente da Flama, Dener Vieira.
A Flama, em colaboração com a gerência de Bem-Estar Animal, anunciou um endurecimento nas ações de fiscalização e aplicação de multas em casos de maus-tratos, crueldade e abandono de animais. Este reforço nas medidas surge em resposta ao crescente número de animais abandonados em Laguna, muitos dos quais oriundos de outras localidades.
O Código Penal Brasileiro estabelece punições severas para tais crimes, incluindo detenção e multas significativas. Adicionalmente, a legislação municipal impõe multas para o abandono de animais, equivalentes a cinco salários mínimos.
Comunidade pode ajudar
Para tornar estas ações mais efetivas, os órgãos apelam à população de Laguna para que colaborem, denunciando casos suspeitos. A comunidade é encorajada a registrar placas de veículos e ceder imagens que possam ajudar a identificar os responsáveis por esses atos. Estas informações são cruciais para a eficácia das operações de fiscalização e para garantir que os infratores sejam devidamente responsabilizados. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (48) 3644-0013, que também é WhatsApp. “A intensificação das multas e fiscalizações é um passo importante para combater a crueldade animal e promover uma cultura de respeito e cuidado com os animais.” afirma o presidente da Flama.