Passeio de Maria-Fumaça Expresso Anita seguirá apenas na modalidade bate e volta, sem turismo dentro de Laguna
O passeio ferroviário de Maria-Fumaça Expresso Anita, que na programação incluía visitação pelo Centro Histórico de Laguna, foi suspenso. De acordo com o coordenador dos passeios, realizado pelo Museu Ferroviário de Tubarão, Jefferson Vitorino, o roteiro até a Cidade Juliana continuará acontecendo, porém sem parada, no estilo “bate e volta”.
A decisão do Museu Ferroviário, segundo Jefferson, se deve ao fato de não haver perspectiva de melhorias na estação de Cabeçuda para este ano.
“Não há mais condições de segurança e nem técnicas para fazermos a parada como vinha acontecendo. Vínhamos em conversas com a prefeitura desde o ano passado para a realização das melhorias na estação, havia recursos do governo do Estado, mas nada foi feito e eles foram cancelados. É uma pena, porque era um passeio que atraía muitas pessoas, inclusive de outros estados”, comenta.
Jefferson diz que cada passeio desses a Laguna leva em torno de 200 a 235 pessoas nos vagões. “Sem essa parada, Laguna deixa de receber estes visitantes e, consequentemente, a economia do município perde muito. Os restaurantes do Mercado Público já haviam dito que em dias de passeio o movimento crescia em torno de 30%. Aumento também registrado nas vendas de artesanato e comércio local. Além disso, deixamos de contratar os guias e também os ônibus para o translado”, lamenta.
Anúncio
O prefeito de Laguna, Samir Ahmad, chegou a anunciar, em junho, durante um destes passeios, a abertura da licitação para reforma da estação ferroviária de Cabeçuda, cedida pela União. Mas a licitação ainda não foi aberta. “Infelizmente, desta forma não continuaremos mais. Os passeios eram nossa contrapartida para a reforma da estação. Sem ela, temos que cancelar. Só retornaremos quando as obras no local forem iniciadas”, afirma Jefferson.
Itinerário
A locomotiva fazia o itinerário a partir de Tubarão até as imediações da Escola Saul Ulysséa, onde era feito o desembarque. Ônibus fretados faziam o translado até o Centro Histórico, onde os viajantes eram guiados em roteiro pelos pontos turísticos, gastronômicos e culturais. “Os passeios, na modalidade bate e volta continuam, apenas a parada com visitação segue suspensa por questões operacionais, de logística e segurança. Torcemos que tudo se resolva o quanto antes para a retomada”, afirma o coordenador dos passeios. Mais detalhes sobre os passeios podem ser conferidos pelo WhatsApp 98868-1414.