Lindomar Tournier comemora 102 anos no mesmo dia que Tubarão faz 154
Ele não é tubaronense nato, mas a ligação com o município parece ter vindo desde o seu nascimento, já que ambos, Lindomar Cardoso Tournier e Tubarão, fazem aniversário no mesmo dia: 27 de maio. Hoje, a Cidade Azul comemora 154 anos, e seu Lindomar, 102, sendo 69 em Tubarão.
Em 1955, Lindomar veio com a esposa e os quatro filhos morar em Tubarão. “Buscávamos uma melhor qualidade de educação para nossos filhos. Pesquisamos várias cidades e foi em Tubarão que sentimos mais afinidade. Já tinha alguns conhecidos aqui, e minha mãe também gostava da cidade, então viemos para cá”, conta.
O casal logo estava estabelecido na Cidade Azul, onde nasceram os outros dois filhos, Antônio Carlos e Mariléa, e onde Lindomar abriu sua farmácia, a Santa Albertina, na rua Coronel Collaço, que funcionou até sua aposentadoria, aos 85 anos de idade.
“A sociedade tubaronense nos recebeu de braços abertos. Em pouco tempo já éramos sócios dos clubes mais tradicionais da cidade: 7 de Julho, 29 de Junho e Sul Catarinense. Também ajudei a fundar o Cidade Luz e era torcedor do Ferroviário”, conta Lindomar, que também foi um dos fundadores da CDL.
Amor por Tubarão
“Aqui é minha cidade, onde tenho grandes amigos, foi onde formei com minha esposa nossa família completa, agora com três filhos (quatro faleceram), 13 netos e 15 bisnetos”, conta.
“E digo mais, não existe no país, tenho certeza, uma cidade com o mesmo porte de Tubarão que tenha tanta qualidade de vida”, garante.
“Uma cidade que possua tanta coisa boa, uma universidade como a UniSul, um centro médico como o Provida, hospitais como os nossos, as escolas – não vemos crianças nas ruas, todas estão estudando -, entre tantas outras maravilhas da nossa cidade”, se orgulha.
História de vida
Lindomar Tournier nasceu em Lauro Müller e começou a trabalhar aos dez anos na farmácia de um tio. “Eu sempre soube que farmácia era minha vocação”, lembra ele, que fez desta sua profissão por 75 anos. Casou com o grande amor de sua vida, Francisca, em 3 de novembro de 1944 (ela faleceu em 2022), em Araranguá. De lá, o casal se mudou para a terra natal de Lindomar, no Guatá, em Lauro Müller. Foi lá que nasceram os cinco primeiros filhos: Maria Helena, Vera Lúcia, José Roberto, Maria Inês e Elizabeth (que faleceu com apenas nove meses).
Muita vitalidade traduzida em palavras e livros
Usar a palavra lucidez para descrever como está Lindomar Tournier aos 102 anos é muito pouco. Com uma conversa calma, muitas histórias de vida, uma memória impecável, ensinamentos que repassa com carinho e apenas com um “pouco” de cansaço nas pernas, como ele diz, seu Lindomar lamenta unicamente que a vida longa o permitiu sentir a perda de pessoas tão amadas.
“Perdi quatro filhos e minha esposa, além de muitos amigos. Isso é muito triste, mas é a vida, tenho que aceitar”, pondera.
Mas em 102 anos, 69 deles em Tubarão, seu Lindomar disse que só tem motivos para se orgulhar. “Levo uma vida tranquila, nunca tive inimigos, acredito que só fiz amigos e ainda faço até hoje”.
Amor por Tubarão
A vitalidade de Lindomar Tournier também está atrelada, segundo ele mesmo afirma, à leitura e à escrita. Integrante da Academia Tubaronense de Letras, já escreveu 16 livros, um deles agora, para comemorar seu aniversário. E ainda escreve.
“Estou produzindo outros. A inspiração vem geralmente à noite, então eu já pego lápis e papel e escrevo o começo e o fim, e nos demais dias vou desdobrando a história”, revela.