Zenaide de Souza Farias comemorou 100 anos com festa que reuniu toda a família em Tubarão, onde vive há 76 anos
São nove filhos (um já falecido), 16 netos, 20 bisnetos e um tataraneto. Uma linda história de vida que completou um século. E foi assim, rodeada de toda a família em uma festa especial, que Zenaide de Souza Farias, de Tubarão, comemorou seus 100 anos no último sábado.
De acordo com uma das filhas, Olga, a mãe é um exemplo de amor e lucidez. “Ela é bem saudável, lúcida e adora ler e ver TV, principalmente os programas católicos, com missas e orações. E sempre foi, como é até hoje, uma mãe muito presente para nós, seus filhos. Além disso, curte muito a presença dos netos e bisnetos, além do tataraneto, que tem apenas seis meses”, conta.
Nascida em Içara, Zenaide casou e se mudou com o marido, que era farmacêutico, para Treze de Maio, onde nasceram seus dois primeiros filhos. De lá, vieram para Tubarão, há 76 anos. O marido faleceu há 20 anos e Zenaide seguiu a vida com a família. Foi costureira de calças para a antiga Loja Mâncio, em Tubarão, onde trabalhou até se aposentar. “Minha mãe sempre foi muito carinhosa, dedicada, trabalhadora e uma costureira de mão cheia”, lembra Olga.
Hoje, aos 100 anos, a única queixa é que não consegue mais caminhar sozinha. “Ela anda, mas precisa de ajuda de alguém para acompanhá-la. No mais, se alimenta muito bem – adora pão de trigo com banana”, revela a filha.
Amor à vida
Quando o assunto é os 100 anos de vida, Zenaide diz que só tem motivos para comemorar e viver bem. “Ela gosta muito de viver, jamais ouvi ela falar sobre morrer. Ela nem cogita esta hipótese”, ressalta Olga.
Zenaide tem cuidadoras e todos os finais de semana as filhas se revezam para ficar com ela o máximo de tempo possível.
Filho ilustre
Zenaide de Souza Farias é mãe do ex-jogador de futebol Zenon, que veio para Tubarão para as comemorações dos 100 anos da matriarca da família - a quem visita periodicamente. Zenon começou a carreira no Hercílio Luz, foi destaque no Corinthians na década de 80 e também jogou na Seleção Brasileira.