A primeira semana de setembro deve ser mais uma vez de extremos em Santa Catarina. Enquanto os termômetros se aproximam dos 30°C hoje, o domingo pode amanhecer com temperaturas abaixo de 0°C e até mesmo com geada.
De acordo com a Epagri/Ciram, após o calor, a sexta-feira contará com a aproximação de uma frente fria que provoca chuva. Já no sábado, as temperaturas caem, e não está descartada a chance de geada.
Para o trimestre, que inclui a primavera que se inicia no final deste mês, a previsão é de chuva próxima ao abaixo da média climatológica e mal distribuída, com volumes dentro da normalidade em setembro e abaixo da normalidade em outubro e novembro.
O destaque nessa primavera de 2022, com atuação do fenômeno La Niña, é o aumento do risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, como temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania.
Na segunda quinzena de novembro, as pancadas de chuva de verão, associadas à convecção da tarde, passam a ocorrer com mais frequência em todo o Estado. No trimestre, a previsão é de temperatura próxima e acima da média climatológica. Ainda são esperados episódios de frio, especialmente em setembro, com temperatura negativa e formação de geada nas áreas altas do Estado.