Técnica foi utilizada pela primeira vez na instituição e na região Sul
Três pacientes com fibrilação atrial, de 34, 54 e 64 anos, passaram por um novo tipo de procedimento para tratar a arritmia cardíaca no Hospital Unimed Tubarão. As ablações por campo pulsado foram realizadas pelos cardiologistas Dr. Rafael Ronsoni e Dr. Tiago Silvestrini. Foi a primeira vez que a técnica foi utilizada na instituição e na região Sul de Santa Catarina.
A fibrilação atrial altera o ritmo normal dos batimentos do coração e pode provocar sintomas como palpitações, cansaço e falta de ar. A condição também pode aumentar o risco de AVC, conforme as características clínicas de cada paciente.
A ablação é utilizada para tratar a arritmia e, nesse novo procedimento, são aplicados pulsos elétricos de curta duração na região do coração envolvida. A técnica se diferencia dos métodos convencionais, que utilizam calor ou frio para atingir o tecido responsável pela alteração.
Para o cardiologista Rafael Ronsoni, a tecnologia pode contribuir para tornar o procedimento mais rápido e ampliar a segurança durante o tratamento.
“É uma tecnologia que traz uma nova perspectiva para o tratamento das arritmias cardíacas, com potencial para tornar o procedimento mais rápido e ampliar a segurança da ablação”, destaca.
A realização dos procedimentos contou ainda com a participação dos anestesiologistas da Narcoclínica.
Na avaliação da enfermeira líder da Hemodinâmica, Ana Paula Niero, a utilização da técnica representa um avanço para a cardiologia regional.
“Esse é um momento importante para a cardiologia do Sul de Santa Catarina e demonstra a capacidade do Hospital Unimed Tubarão de incorporar novas tecnologias e oferecer aos pacientes alternativas avançadas de tratamento”, afirma.