Com envolvimento das escolas e comunidade, município alerta para cuidados
A secretaria de Saúde e Saneamento de Rio Fortuna intensificou as ações de combate à dengue com foco na conscientização e no envolvimento da comunidade. Por meio do Programa de Combate à Dengue e Endemias, o município vem promovendo atividades educativas em escolas e instituições, reforçando os cuidados para eliminar criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Na Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Lourdes, estudantes do 6º ao 9º ano participam de palestras e dinâmicas sobre prevenção. Já na Escola Municipal Professor José Boeing, alunos do 4º ano são formados como “agentes mirins”, que levam o aprendizado para casa e participam de ações práticas, como visitas ao cemitério municipal para identificar possíveis focos do mosquito. A Apae de Rio Fortuna também participa da campanha, com atividades adaptadas ao público atendido.
Os agentes comunitários de saúde passaram por capacitação específica e receberam um checklist que será usado nas visitas domiciliares, auxiliando na verificação de criadouros e na orientação aos moradores.
As ações em Rio Fortuna integram a campanha municipal de enfrentamento à dengue, que será reforçada no Dia D de Conscientização, com intensificação do trabalho de orientação à população.
Alerta
A agente de endemias Morgana Vandresen, que coordena as ações, reforça a importância da participação de todos. “Pequenas atitudes dentro de casa fazem grande diferença na prevenção. É essencial que os moradores recebam bem os agentes e sigam as orientações”, destaca.
Ela também alerta para o cenário atual da doença. “Santa Catarina já registra dois tipos de vírus da dengue com transmissão local, além da chikungunya. Por isso, é hora de redobrar os cuidados”, ressalta.