Dados da Jucesc vão de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado
Santa Catarina encerrou o ano de 2024 com um marco histórico na abertura de novas empresas. De acordo com dados divulgados pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), entre janeiro e dezembro, o Estado contabilizou a criação de 250.524 novas empresas, um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 223.868 novos CNPJs.
Na região, o saldo de novas empresas chegou a 4.464 negócios ativos em 2024. No levantamento, dez municípios se destacam com melhores números em relação ao mesmo período do ano passado: Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Jaguaruna, Laguna, Padras Grandes, Santa Rosa de Lima, São Martinho e Tubarão apresentaram crescimento no saldo de empresas ativas. A região manteve também a mesma média de novas empresas em funcionamento de 2023, acima de 4,4 mil novos negócios.
Entre as empresas constituídas em todo o Estado, 185.015 correspondem a Microempreendedores Individuais (MEIs), evidenciando a relevância do micro e pequeno empresário para a economia estadual. A simplificação de processos foi fundamental para esse avanço, facilitando o ambiente de negócios bem como incentivando o surgimento de novos empreendimentos.
“O empresário catarinense é diferenciado, gosta de trabalhar, inovar e buscar novos mercados. Isso faz toda a diferença para que Santa Catarina seja o segundo Estado mais competitivo do Brasil. Além disso, é seguro e referência em empreendedorismo, um orgulho para todos nós”, afirma o governador Jorginho Mello.
Destaques
Tubarão é a cidade que mais teve novas empresas constituídas em 2024. A cidade lidera o ranking com 1.561 novos negócios; seguida de Imbituba, com 652; e Braço do Norte, com 431. Apenas nos primeiros dias de 2025, as três cidades, juntas, já somam 100 novas empresas – são 64 em Tubarão, 24 em Imbituba e 12 em Braço do Norte, de 1º a 8 de janeiro deste ano.