Prefeitura quer economizar mais de R$ 10 milhões nos próximos quatro anos
Proporcionar uma economia para os cofres públicos de mais de R$ 10 milhões nos próximos quatro anos é o que pretende o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, com a proposta de reforma administrativa, apresentada em coletiva de imprensa na prefeitura e enviada à Câmara de Vereadores ontem.
Entre as mudanças necessárias para promover a economia, Soratto destacou a reestruturação de secretarias, diminuição no número e valor de gratificações e comissões e redução de agentes políticos, de 22 para 17, e de cargos comissionados, de 220 para 199.
“Essas mudanças são importantes para manter a eficiência da prefeitura, sem deixar de lado a qualidade dos serviços prestados à população e garantindo a economia. Hoje, a prefeitura tem uma dívida de mais de R$ 775 milhões, que precisa ser resolvida, com problemas de ISS dos bancos, fundações que não recolhiam INSS dos trabalhadores, entre outros. Precisamos de muita união e ajuda”, explica o prefeito.
Economia
Com as mudanças propostas na reforma administrativa, a prefeitura irá economizar R$ 10.069.825,81 nos próximos quatro anos. “Esta reforma administrativa une duas coisas que colocamos em prioridade no nosso governo: economia e eficiência. É dessa maneira que vamos gerir o dinheiro do cidadão, com bastante responsabilidade”, avalia o prefeito.
CND
Segundo Estêner Soratto, a prefeitura está há sete meses sem certidão negativa de débito. “Havia oito pendências quando assumimos e, destas, conseguimos resolver sete. Falta uma para conseguir a CND”, diz.
Editais de licitação devem ser lançados em breve
Além da questão econômica, o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, destacou também obras em andamento e novos processos licitatórios. Segundo ele, nos próximos dias deve ser lançado o edital de licitação para a segunda fase da reforma do Mercado do Produtor. “A Amurel finalizou o projeto na sexta-feira e vamos licitar depois do Carnaval”, disse.
Outro que a prefeitura pretende lançar nos próximos dez dias é para a iluminação da avenida Pedro Zapelini, junto com a entrega da ordem de serviço para o prolongamento da via. “Já quanto ao deck da beira-rio, vamos seguir cobrando da empresa e, se preciso for, partiremos para a via judicial. Não queremos que a situação de interdição se prolongue por muito tempo”, explica o prefeito.
A UPA, por sua vez, deve ter um novo edital lançado em breve. “Como no anterior, um dos critérios era que a empresa instalasse um gerador, isso acabou impossibilitando-as. Assim, vamos tirar esse item e fazer o novo edital.”
Coleta de lixo
No que se refere à coleta de lixo na cidade, que tem sido alvo de reclamações, Soratto explicou que, quando assumiu, a prefeitura tinha três parcelas em atraso, de outubro, novembro e dezembro.
“A orientação que tivemos, devido à troca de gestão, era de colocar as contas atrasadas como restos a pagar. Assim, no dia 7 desse mês pagamos a nota de janeiro e vamos pagar os atrasados. Mesmo assim, a empresa continua com atraso no recolhimento do lixo e alega falta de mão de obra. Delimitamos um prazo para a empresa colocar tudo em dia, caso contrário, vamos tomar as providências necessárias.”