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Recentemente foi divulgado o resultado do Ideb. É o que temos como ponto de partida para avaliação, porém há que se ponderar as evidências que são levadas em consideração. O Ideb é a soma de dois indicadores: os resultados da Prova Brasil, teste de português e matemática aplicado na rede pública, e a taxa de aprovação dos alunos. A taxa de aprovação tem peso significativo no Ideb.
Entretanto, mesmo que o estudante não reprove, isto não quer dizer que ele aprendeu - a peneira vem no momento da avaliação do indicador de desempenho, quando se avalia a competência e o DESEMPENHO de cada estudante. Esse possível “não aprendizado” é também maquiado pelo suposto resultado de ensino e aprendizagem positivo, elevando o indicador de rendimento, baixando, contudo, a régua e nivelando de modo inferior. Falta aos sistemas de avaliação a expansão do enfoque para a qualidade das condições de oferta.
O Ideb tem aspectos positivos, mas há falhas, tais como: não levar em consideração as variáveis socioeconômicas; o lugar onde as escolas funcionam e os insumos que existem em cada uma delas. Urge a compreensão do CAQ / CAQi (Custo Aluno - Qualidade - inicial), um indicador que foi criado para mostrar quanto deve ser investido ao ano por aluno de cada etapa e modalidade da educação básica.
Conceitualmente, a diferença entre CAQ e CAQi é que o segundo se refere a um “padrão mínimo inicial”, enquanto o primeiro reflete um “padrão ideal”, assegurando diretrizes operacionais e conceituais da avaliação que visem à melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.
Com essas referências, teremos parâmetros para balizar a remuneração do professor, bem como nos deparamos com o dado, indicando que: a remuneração média de professores da rede pública supera a rede privada – são dados do Censo Escolar e da Rais do Inep; valores dos itens básicos da merenda escolar, e da manutenção e construção civil por região do Brasil.
Outro ponto relevante é comparar o resultado de 2023 com o resultado de 2019 - afastando as interferências do período pandêmico. Nesse contexto, o indicador de desempenho, que mensura a aprendizagem, segue em patamares menores do que os observados em 2019 - antes da pandemia, em todas as etapas. Mais do que identificar se um estado melhorou de posição por ter aumentado sua média, o Ideb é oportunidade para se levantar os motivos que levaram algumas escolas a obterem melhores resultados. E, com isso, inspirar outras redes a melhorarem os seus.