Artigo
Aprovação compulsória e/ou facilitada dos estudantes com o pretexto de combater a evasão escolar constitui diagnóstico certo, mas remédio que agrava o problema.
De fato, reprovação é a principal causa intraescolar de evasão. Estudante que reprova 1 ou 2 vezes desanima e, evadido da escola, custa para sociedade 4 vezes mais do que se estivesse estudando, como demostra pesquisa do Insper.
Mas aprová-lo sem que aprenda, principalmente os conteúdos estruturantes, apenas posterga e agrava o problema da evasão. Nas etapas posteriores da escolaridade, que não terá artifícios para aprovação, ele reprova, porque não aprendeu o básico para acompanhar as aulas e abandona a escola.
Santa Catarina já vivenciou isso nos anos 70 e 80, com os Avanços Progressivos, transformados em promoção automática dos estudantes. Corrigiu com a Resolução N/023/2000/CEE/SC e a Proposta Curricular (1988 a 1991). Reincidiu com a Portaria N/20/24/05/2010/SED/SC e Resolução N/158/08/CEE/SC e agrava a reincidência com a “média global”. Isso infla artificialmente o Ideb, rende dividendos, mas compromete o futuro dos estudantes e da economia do estado.
Maior taxa de aprovação deve decorrer somente de maior aprendizagem. Isto, sim, favorece maior permanência dos estudantes na escola, Ideb real (não inflado artificialmente), dividendos justos, mão de obra qualificada, maior produtividade, maiores salários e maior consumo.
Com este objetivo, a Fundação Municipal de Educação de Tubarão implantou o projeto “Sucesso Na Escola, Na Vida e No Trabalho”:
I. ESFORÇO: Manteve o sistema de aprovação/reprovação e os 28 pontos anuais para aprovação (menor exigência resulta, inevitavelmente, em menor esforço e, em consequência, menor aprendizado);
II.REFORÇO: Aumentou as oportunidades de aprendizagem (Destaque para o reforço no contraturno, duas vezes por semana, para estudantes com nota menor que 7 em Língua Portuguesa e Matemática em todas as provas do calendário);
III. FOCO: Dos professores de todas as “matérias” nos conteúdos estruturantes (sem base forte - interpretação de textos e resolução de problemas com as operações básicas da matemática - ou fortalecida no percurso escolar, as demais etapas da aprendizagem, em todas as “matérias”, permanecem frágeis);
IV. MÉTODO: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” (Albert Einstein). (Reformulou-se a avaliação, planejamento e metodologias);
V. FAMÍLIAS: Não basta que participem da vida escolar (criou-se mecanismos para inserir as famílias no processo de aprendizagem dos filhos);
VI. DISCIPLINA: (Estabeleceu-se regras para a conquista da disciplina preventiva e caminhos quando forem insuficientes).
VII. MAGISTÉRIO: Investiu-se forte (Com destaque para capacitações nacionais e internacionais, planejamentos bimestrais coletivos, pagamento do piso salarial na carreira, implantação dos 33% de hora-atividade, concurso e resgate da autoridade).
Conquistou-se avanço no Ideb real. Jamais no inflado artificialmente, mesmo com a pandemia.