Em cada época da sociedade as profissões vão mudando, transformando-se e adaptando-se às novas realidades. Um exemplo disso foram as mudanças no mundo do trabalho durante a pandemia de coronavírus. As empresas e as pessoas tiveram que recorrer aos recursos da tecnologia para poderem trabalhar durante o isolamento físico.
Para o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, haverá maior valorização do ensino digital de qualidade. “Podemos estar a qualquer tempo, em qualquer espaço, ou estar ao mesmo tempo em vários espaços. Na escola, isso ainda era restrito a um grupo de professores. No contexto atual, todos os professores tiveram que se reinventar”, afirma o professor Mauri.
Para o reitor, o grande desafio é a reconfiguração do próprio conceito de sala de aula. “Não há mais possibilidade de separar a tecnologia da vida das pessoas. Precisamos olhar a tecnologia a partir do bem que ela faz, do humanismo presente nela e da eficiência que ela pode proporcionar aos processos”, explica.
Quando se fala em profissões do futuro, por exemplo, é preciso ter em mente que muitas delas nem foram criadas ainda.
De acordo com o coordenador do curso de Medicina da Unisul, Rodrigo Dias Nunes, a inovação e as novas ferramentas de telemedicina, webconferências e realidade virtual vão exigir ainda mais dos estudantes. “É preciso entender que a educação médica não tem um dia para terminar, o indivíduo que opta por seguir essa vocação assume uma responsabilidade constante e contínua de aprendizado e compartilhamento de informações e experiências”, ressalta o professor.
Transformação digital
Para a professora dos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet da Unisul, Vera Niedersberg Schuhmacher, os novos perfis profissionais são acrescentados diariamente em função da transformação digital, e os cursos ofertados pela Unisul contemplam as necessidades do mercado, incorporando assuntos inovadores e a perspectiva tecnológica. “Essa combinação se reflete na forte absorção de nossos alunos pelas empresas de tecnologia. O maior desafio do profissional da área de TI será o entendimento de que as transformações e inovações proporcionadas pela tecnologia da informação exigem habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais que precisam ser desenvolvidas por meio da educação continuada, ao longo da vida”, afirma a professora Vera.