15 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Prejuízos à saúde com as queimadas

Pneumologista fala sobre problemas causados pela fumaça

29/08/2024 06:00|Por Redação

Tubarão e outras cidades de Santa Catarina e de vários estados brasileiros registram, há semanas, a fumaça vinda das queimadas da Amazônia e do Pantanal e a diminuição da qualidade do ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Concentrações repletas de partículas minúsculas, como sulfatos, nitratos, amônia, cloreto de sódio, fuligem, pó de minerais e água, que voam pela atmosfera por longas distâncias, chegando até em países vizinhos, levadas pelo vento. Poluição que compromete a saúde das pessoas.

Crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com doenças crônicas, como asma, bronquites, diabetes, hipertensão e gestantes são mais suscetíveis a problemas de saúde. A orientação é seguir algumas medidas preventivas e, ao sentirem desconfortos respiratórios, buscar atendimento médico, caso apresente piora das condições de saúde, além de manter os medicamentos anteriormente prescritos pelo médico”, orienta o pneumologista do Complexo Médico Provida, Jonas Murilo Vieira.

Em dias em que o ar estiver com a presença de fumaça, mesmo que esta seja distante do local de origem das queimadas, como as das regiões Norte e Sudeste, o especialista indica algumas medidas para evitar complicações na saúde.

Cuidados   

“Ingerir mais água e líquidos para manter as membranas respiratórios úmidas e mais protegidas; reduzir o tempo de exposição em ambientes abertos durante o dia ou à noite; manter portas e janelas fechadas nos horários com elevada presença de fumaça; evitar realizar atividades físicas e recreativas ao ar livre, enquanto houver a contaminação do ar pela fumaça; e usar máscara como barreira de proteção respiratória”, ensina.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR