Animais foram vistos em Itapirubá, estavam entre Laguna e Imbituba
Ao menos oito baleias-franca foram avistadas na praia de Itapirubá no último final de semana. Os mamíferos estavam entre Laguna e Imbituba, município que é considerado capital nacional da espécie.
Até novembro, a região entre Garopaba e Laguna vive a temporada das baleias, que estão em período reprodutivo e migram da Antártida até o Litoral Sul brasileiro.
A temporada das gigantes começa em julho e segue até novembro. Em 2024, porém, elas chegaram mais cedo e desde junho são vistas na região.
Passagem
Em setembro, durante um sobrevoo, a expedição chegou a registrar 216 baleias-francas, sendo 214 mães com dois filhotes e dois adultos solitários. Foi percorrido um trecho entre Cidreira, no Litoral Norte gaúcho, e Florianópolis.
Em Santa Catarina, a maior concentração foi entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, no município de Imbituba, com 46 baleias – e outras 36 entre o extremo-norte da praia de Itapirubá e a praia da Vila (ambas também em Imbituba).
Em Florianópolis, a maior avistagem foi na Praia do Moçambique, com 26 desses mamíferos aquáticos.
E, por fim, no Rio Grande do Sul, a maior quantidade ocorreu em Imbé, com oito baleias avistadas.
A baleia-franca é uma espécie ainda ameaçada de extinção no Brasil e conta com uma população estimada em cerca de 500 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4% ao ano.