Esta é uma das ações que buscam a recuperação hídrica da localidade
A substituição do aterro com tubos pela construção de uma nova ponte na rua José Heitich, no bairro Campestre, foi anunciada na reunião pública realizada para discutir a recuperação do Rio Tubarão/Madre.
O investimento na obra é de aproximadamente R$ 1,6 milhão, e a construção começará no próximo dia 2. A liberação do fluxo do rio ocorrerá já no início da obra, e a previsão para o fim da obra será em maio de 2025, uma das grandes entregas do ano. A ponte será importante para aliviar problemas hídricos na região, conforme explicou o diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Matos.
“Há um volume de água represado após o bombeamento, já que os tubos do aterro estão obstruídos e sem condições de reparo. Este represamento prejudica a qualidade da água e apenas uma pequena quantidade consegue passar. A nova ponte permitirá que o fluxo da água siga seu caminho naturalmente, com a água bruta em condições adequadas, melhorando a fluidez e direcionando a água em seu curso natural”, afirma.
Dionísio Bressan Lemos, presidente da Copagro, ressaltou a importância da responsabilidade pública no cuidado com o Rio Tubarão/Madre. “O serviço público tem uma dívida com a região e com o rio. Não podemos perder esta oportunidade. É essencial confiar na proposta apresentada”, conclui.
Reunião
A reunião pública para discutir a recuperação do Rio Tubarão/Madre foi realizada pela Tubarão Saneamento, com o apoio do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, do Complexo Lagunar e Bacias Contíguas. O encontro contou com a participação de mais de 100 pessoas, incluindo moradores da região, vereadores e representantes de entidades públicas municipais.
Durante o evento, foram apresentados os resultados de um estudo realizado pelo Instituto Água Conecta, utilizando dados coletados desde 2018, para realizar propostas de melhorias para o rio e a comunidade local.