Ligações entre Tubarão e Capivari de Baixo e entre as Guardas estão às escuras
As pontes Stélio Cascaes Boabaid, que liga Tubarão e Capivari de Baixo, e Edison Peicher de Carvalho, ligando as Guardas margem direita e esquerda, não foram inauguradas, mas já têm o trânsito de veículos liberados. Porém, ambas apresentam o mesmo problema. Apesar de concluídas, estão sem iluminação, causando riscos a quem trafega à noite pelo local.
De acordo com Celso Heidemann, diretor executivo da Amurel, na Stélio Boabaid a ligação da iluminação já era para ter ocorrido, segundo o cronograma, na primeira quinzena de outubro, que encerra hoje. Porém, a sequência de dias chuvosos fez paralisar os trabalhos. Os postes já estão no local, apenas aguardando a ligação da energia.
Segundo Celso, hoje será instalado o padrão da energia, e aí continuam fazendo as demais ligações necessárias para energizar a ponte. “Com o padrão instalado, é questão de dias para fazer as demais ligações, como passagem dos fios e conectar com os postes e lâmpadas já instaladas. A expectativa é de que nos próximos dias tudo já esteja concluído e a ponte, iluminada”, afirma.
Ligação de energia na Edison Peicher de Carvalho ainda depende de licitação para ser concretizada
Já a iluminação da Ponte Edison Peicher de Carvalho, que liga as Guardas margem direita e esquerda, em Tubarão, deve demorar um pouco mais para ser ligada.
De acordo com Débora Rodrigues, gestora coordenadora de convênios e projetos do município, uma parte da iluminação terá que ser através de licitação e a outra deve ser feita através da Cosip. “Recebemos o projeto com orçamento na semana passada, através da Amurel”, diz.
A ponte também já está pronta e liberada ao tráfego de veículos. Acessos, cabeceiras e até os postes já estão no local, faltando apenas a iluminação da travessia, aguardada há mais de 40 anos por aquela comunidade.