Quarta-feira, 14 de outubro de 2026
Fechar [x]

MATHEUS MADEIRA

04/09/2026 06:00

Qual será o efeito Carluxo?

Que Carlos Bolsonaro não nasceu em Santa Catarina todo mundo sabe. Que nunca morou por aqui, convenhamos, também não é nenhum segredo. A realidade que está se impondo desde que começou o período eleitoral oficial vai um pouco além: nem mesmo em campanha ele parece disposto a colocar os pés no Estado por muito tempo. E também não está disposto a enganar ninguém: suas redes sociais mostram que fazer corpo a corpo não é exatamente a sua preocupação nesses primeiros dias de corrida eleitoral. A situação é tão constrangedora que tem atraído a atenção do universo político nacional. Afinal, qual será o comportamento do eleitor catarinense diante desse cenário inusitado? Validará a ideia de que o bolsonarismo emplaca o que bem entender por aqui? Ou vai dar uma resposta com tom histórico e reprovar a proposta de importar mais um senador do Rio de Janeiro? Vamos lembrar que isso vai se dar no meio do mandato de Jorge Seif, outro carioca que não chega a ser exatamente um apreciador dos encantos da nossa terra. Aguardemos.

Lula em Santa Catarina
O presidente Lula (PT) estará em Florianópolis no dia 13 de setembro, em uma agenda de campanha das eleições 2026. A passagem por Santa Catarina ocorrerá em um domingo, exatamente três semanas antes do primeiro turno, marcado para 4 de outubro. Segundo o PT, os detalhes serão divulgados em um novo aviso de pauta com pelo menos 72 horas de antecedência.

Apoio
A visita coloca Santa Catarina no roteiro nacional da campanha presidencial e também deve servir para reforçar o palanque de Lula no Estado, liderado pelo candidato ao governo Gelson Merisio (PSB).

Programação
Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alcançou um resultado histórico na Maratona de Programação. Formado por três estudantes, o time conquistou o terceiro lugar na etapa regional da competição, realizada no último sábado (29), em Florianópolis.

El Niño
O governo federal apresentou um novo planejamento para preparar o sistema público de saúde diante do aumento dos riscos provocados por eventos climáticos extremos. O Plano Setorial de Saúde – AdaptaSUS, elaborado pelo Ministério da Saúde, reúne estratégias para fortalecer a preparação e a resposta do SUS aos impactos do clima, com atenção especial ao fenômeno El Niño previsto para o ciclo 2026-2027.

Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR