26 DE AGOSTO DE 2024
Fechar [x]

Meninas são maioria na vacina contra o HPV

Papilomavírus humano é um dos causadores do câncer do colo do útero

15/07/2024 06:00|Por Redação

A imunização contra o HPV (papilomavírus humano), um dos principais causadores do câncer do colo do útero, atingiu até o final do mês passado mais meninas do que meninos, embora a vacinação seja destinada aos dois públicos, entre nove e 14 anos.

Segundo Shaiane Salvador, da Regional de Saúde de Tubarão, em todos os municípios o sexo feminino foi quem mais procurou pela vacina. “Muito se deve até a uma questão cultural, já que as meninas/mulheres se cuidam mais, aderem mais a campanhas preventivas, têm acompanhamento médico mais frequente”, avalia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Uma outra questão que também pode estar relacionada à menor adesão dos meninos é o próprio tabu. Por se tratar de uma vacina que se refere à prevenção da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, e ela é dada quando ainda são crianças ou pré-adolescentes, muitos pais podem achar que isso estimulará o filho ao início precoce da vida sexual”, acrescenta.

Shaiane ainda destaca que é fundamental o trabalho de agentes de saúde e dos próprios professores nas escolas de uma conscientização sobre a importância dessa prevenção.

Metas  

A meta mínima preconizada pelo Ministério de Saúde é de 80% do públicoalvo vacinado. Na região, entre as meninas, a vacinação já atingiu 100% em São Martinho, Rio Fortuna e Jaguaruna. Em Grão-Pará, Pedras Grandes e São Ludgero, o índice ultrapassou os 93%. Os municípios de Armazém, Braço do Norte, Laguna e Sangão já atingiram acima de 82%. Já nos municípios de Capivari de Baixo, Imaruí, Imbituba, Treze de Maio e Tubarão estão entre 70% e 79%. Gravatal, Pescaria Brava e Santa Rosa de Lima apresentaram os menores índices, na casa dos 65%. Já entre os meninos, Jaguaruna e Rio Fortuna estão com os melhores índices de vacinação, com 98,43% e 92,31%, respectivamente. Em São Ludgero e São Martinho, a vacinação chegou na meta mínima, com 86,76% e 84,73%. Grão-Pará e Imaruí estão na casa dos 70%. Em Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Laguna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio, a imunização de meninos atingiu a casa dos 60%. Tubarão, Santa Rosa de Lima, Imbituba e Gravatal estão com índices na casa dos 50%. Pescaria Brava apresentou o resultado mais baixo, com 48,29% de doses aplicadas em meninos.

Resultado no Estado é destaque

Santa Catarina continua avançando na imunização contra o HPV e está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal. De acordo com os dados do Ministério da Saúde até 2023, SC apresenta uma cobertura vacinal de 94% para meninas de nove a 14 anos, ultrapassando a meta nacional de 90%. Entre os meninos, o índice chegou em 75%, segunda melhor cobertura entre os estados.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR