Documento elaborado pela Secretaria da Saúde foi encaminhado para as prefeituras
Um documento emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência de Vigilância em Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) faz uma recomendação aos municípios para adoção de medidas restritivas. O pedido se dá para conter o avanço da pandemia diante do crescimento no número de casos.
Na nota técnica, fica sugerido que, dentre outras medidas, se limite horários ou se faça o fechamento temporário de bares e restaurantes, além da redução de público em shoppings, fechamento de cinemas e de áreas de convivência de condomínios, e suspensão temporária de venda de bebidas alcoólicas em determinados horários. O documento foi enviado para os municípios do Estado no último domingo.
A sugestão de medidas restritivas localizadas é para todas as regiões que estejam no nível de risco gravíssimo, há três semanas ou mais, e que apresentem indicadores de alerta, como ocupação de leitos de UTI acima de 95% ou fila de espera por leitos de UTI há mais de sete dias.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, o documento foi recebido e informa que, sobre mudanças nas restrições, os números locais estão sendo avaliados. “A situação atual é um aumento de casos e procura maior por leitos”, fala Daisson. Na nota, o dado no Estado se mantém como na região, com o aumento de casos de pessoas com covid-19.
O documento foi enviado a todos os municípios de Santa Catarina por meio do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde. Além da adoção de restrições, o texto sugere aceleração do ritmo de vacinação, testagem ampla, identificação de casos suspeitos e rastreamento de contatos.
Reforço na fiscalização
A nota ainda recomenda promover reforço da fiscalização, não somente de aglomerações, mas também em relação ao cumprimento dos protocolos mínimos obrigatórios dos estabelecimentos, ambientes e demais atividades, no sentido de observar o cumprimento das normativas, em diálogo com a população e o empresariado local.