26 DE JUNHO DE 2024
Fechar [x]

Maré baixa e banco de areia dificultaram resgate

Baleia que encalhou em Jaguaruna morreu. Carcaça deve ser enterrada hoje

17/06/2024 06:00|Por Redação

Após 48 horas de tentativas de resgate, a baleia da espécie bryde que encalhou na praia do Campo Bom, em Jaguaruna, não resistiu e morreu. Apesar da avaliação inicial, que indicava boas condições de saúde, as tentativas de devolvê-la ao mar não tiveram sucesso devido a um banco de areia e à maré baixa. Ela tinha sete metros de comprimento e cerca de cinco toneladas. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O trabalho mobilizou as instituições que fazem parte do Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, além da Ceclimar/UFRGS, da Univali (Itajaí) e da Univille (Joinville). A ação contou com o auxílio do Corpo de Bombeiros, de voluntários e da comunidade local. 

A baleia encalhou na praia na quinta-feira e foi vista por um pescador, que acionou os órgãos. Na manhã de sábado a morte do animal foi confirmada. No mesmo dia, o animal foi removido até a areia e, antes de ser enterrado, amostras serão coletadas para identificar o que provocou o encalhe.

Após a necropsia, o animal foi deixado no local, o que gerou descontentamento e preocupação de moradores e pescadores. De acordo com informações, a carcaça deve ser recolhida e enterrada nesta segunda.

Bryde   

A espécie é comum no litoral catarinense, mas os encalhes não são tão frequentes. O fato de o animal ser juvenil, com pouca experiência, pode ter contribuído.

As baleias bryde são grandes. O tamanho máximo registrado foi de 15,5 metros e elas podem pesar até 26 toneladas. Esses animais normalmente viajam solitários ou em pequenos grupos, já que não realizam migrações. Atualmente, é uma das poucas espécies de baleias que não estão com risco de extinção.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR