28 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

26/06/2024 06:00

Pensando no futuro

A Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Único da Assistência Social (SUAS) fez ontem uma reunião tendo como destaque os planos municipais para calamidades e situações de emergência. Por incrível que possa parecer, hoje, 126 municípios catarinenses, cerca de 42% do total, declararam não ter um planejamento, de acordo com os dados do Tribunal de Contas do Estado. Criado em 2005 para integrar ações da área envolvendo municípios, estados e a União, o Sistema Único de Assistência Social ainda não tem um orçamento mínimo para a área, o que compromete o desenvolvimento de suas atividades. A tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul mostrou que a assistência social foi fundamental para a abertura de abrigos, para receber as famílias, garantir alimentação e a distribuição dos donativos. O trabalho da Frente Parlamentar, que tem pouca visibilidade, precisa ter o apoio de todos, porque ninguém sabe sobre o dia de amanhã. 

Entrelinhas

• Progressistas de Tubarão estão tranquilos com relação a uma futura composição política visando à prefeitura em outubro. Eles confiam na palavra do deputado estadual Júlio Garcia, que garantiu, durante uma reunião na residência do prefeito Jairo Cascaes que definiu sua eleição indireta, que a escolha serviria para que PSD e Progressistas estivessem juntos no futuro.

A capacidade global de gerar energia limpa cresceu 50% no ano passado. No total foram adicionadas à geração 510 gigawatts, a maioria vindo de energia solar, com células fotovoltaicas. O volume é equivalente a 36 hidrelétricas de Itaipu, a segunda maior do mundo, capaz de gerar 14 gigawatts. Espera-se que os investimentos em energia limpa alcancem 800 bilhões de dólares neste ano, acima dos 640 bilhões de dólares de 2023.

• Prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, sensível ao problema de cães soltos nas ruas, determinou à Fundação de Meio Ambiente que procure resolver o problema. A castração dos animais até zerar a fila será uma das atitudes a tomar. Amanhã cerca de 100 animais já deverão ser castrados, dentro de uma programação que não terá mais volta. 

• Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal, e o deputado Pepê Collaço, coordenador da bancada do sul, estão convidando as lideranças e população em geral para a Sessão Ordinária Itinerante em comemoração aos 190 anos do Parlamento Catarinense, a se realizar em Criciúma, dias 2 e 3 de julho, às 14 h, tendo por local o Centro de Convenções AM Master Hall, Rodovia Antônio Just, no bairro Universitário.

• Câmara de Tubarão aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária de autoria dos vereadores Erivelton Alexandre Mendonça Fileti e Felippe de Souza Tessmann, que institui o uso do cordão de girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiência oculta no município.
 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR