Candidata a prefeita visitou o DS e falou de suas principais bandeiras na eleição
A professora Márcia Roberg Cargnin (PP) tem 64 anos e, embora concorra à reeleição, será candidata pela primeira vez a prefeita de Capivari de Baixo. Ela assumiu o comando do Executivo interinamente em fevereiro de 2023, e oficialmente em julho do mesmo ano, depois que o titular, Vicente Corrêa Costa (eleito pelo PSL, à época no PL), renunciou ao cargo após a Operação Mensageiro.
Ela disputa a eleição pela coligação “Unidos por Capivari” (PP/ PSD/ PDT/ PSB) e possui como vice o vereador Adam PG (PSD). Em visita ao DS, ela falou sobre a carreira na educação, o trabalho feito no tempo como prefeita e as propostas como candidata.
Casada e mãe de duas filhas, graduada em pedagogia, Márcia também já foi diretora escolar e secretária de Educação. “Ouço de muitas pessoas que sou uma mulher de coragem e que não titubeei em assumir a cidade num momento difícil. Não caí aqui de paraquedas. Tenho uma história de muita luta na educação e na vida pública. De cuidar do que é público e não só do meu. É hora de colocar meu nome à disposição e não ser só a pessoa que ficou no lugar do prefeito que foi afastado”, ressalta.
Saúde
Entre as principais propostas para a área da saúde, Márcia cita a ampliação no atendimento médico e na oferta de remédios, além de ampliar o horário do Pronto Atendimento nos fins de semana e feriados.
“Queremos estender também o horário da Farmácia Básica e dos postos de saúde, ofertar um neuropediatra no PA e instalar uma unidade do Samu dentro do município. Também queremos implantar o serviço de entrega de medicamentos domiciliar para quem não consegue buscar o medicamento, como idosos ou pessoas com doenças crônicas. Outra medida será implantar e executar um programa para zerar a fila de exames de média e alta complexidade”, destaca.
Na educação, Márcia deseja que mais crianças possam ter acesso ao projeto de educação integral. “Neste ano, já implantamos o escola integral para crianças do primeiro ano. Agora, queremos ampliar para mais instituições e ofertar a pré-escola em tempo integral, para crianças de até 3 anos. Além disso, seguir valorizando os profissionais, sempre respeitando o piso e fortalecendo a formação permanente”, explica Márcia.
O combate à evasão escolar, estabelecer parcerias com o Sistema S para intercâmbio de conhecimento e a união entre educação, esporte e cultura também estão no plano de governo da coligação “Unidos por Capivari”.
Investimentos e valorização dos profissionais
Já na segurança, o objetivo é dar mais suporte ao trabalho que é feito pela Guarda Municipal de Capivari de Baixo.
“Estamos construindo um novo prédio para a secretaria de Obras, no Três de Maio, e vamos usar o prédio antigo para abrigar a Guarda. Também queremos equipar a equipe com armamento letal e capacitá-los para manter a segurança em nossa cidade”, fala.
Márcia informou ainda que, na parte administrativa, está no plano de governo fazer um estudo para o desenvolvimento do capital humano, com investimento nas pessoas, valorização com estatuto do servidor municipal e incremento do vale-alimentação aos servidores e empregados públicos do município. “Uma das primeiras atitudes que tive assim que assumi, por exemplo, foi estudar a parte financeira do município para buscar valorizar mais os nossos profissionais”, explica.
Na infraestrutura, a prefeita conta que muito foi feito nos últimos anos, seja na pavimentação de estradas, na construção da Ponte da Amizade, entre Capivari e Tubarão, e no enrocamento do Rio Capivari, no bairro Santo André. “O enrocamento foi algo que ninguém investia. Foi uma decisão minha com os moradores, e tinha que ser feito. Também temos uma batalha com os problemas das valas abertas. Resolvemos bastante, mas ainda é uma demanda. Queremos aperfeiçoar o fluxo de trânsito nos principais acessos da cidade e estamos atentos ao trânsito da nova ponte, para saber se será preciso algum ajuste no entorno”, conta.
Série de entrevistas
O Diário do Sul publica desde terça-feira uma série de matérias com os três candidatos à prefeitura de Capivari de Baixo, que visitaram o DS e falaram de suas propostas. A sequência das matérias publicadas seguiram a ordem alfabética.