Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) sobre a vacinação contra a covid-19 dos grupos prioritários mostram que quase 100 mil pessoas não voltaram para receber a segunda dose (D2), dentro do prazo determinado pelo fabricante. Até quinta-feira, eram 99.525 pessoas, exatamente.
Segundo o levantamento, são 57.124 pessoas que tomaram a primeira dose (D1) da Coronavac e 42.401 da AstraZeneca. Todas essas pessoas já deveriam ter se vacinado com a dose dois.
Em Tubarão, por exemplo, de acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, a procura pela segunda dose é quase 100%. “O dado exato, neste momento, não é possível. Mas o percentual de pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose é baixo na Cidade Azul”, destaca Daisson.
A Dive reforça o pedido para que as pessoas não deixem de tomar a vacina, a que estiver disponível, independentemente da marca. O órgão reforça também que todas são seguras e que é importante a segunda dose. Outra recomendação importante é que, mesmo depois de vacinadas, as pessoas não descuidem dos protocolos sanitários. O uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social continuarão indispensáveis.
Morte é confirmada
Na quinta-feira, o 53º óbito pela covid-19 em Gravatal foi confirmado. Trata-se de Celso Nicolau da Silva, de 75 anos. O homem faleceu no dia 29 de maio, porém, a causa da morte devido à doença foi confirmada apenas na quinta-feira. Na região, agora são 1.085 mortes pelo vírus desde o início da pandemia. Ao todo, são mais de 64,9 mil casos confirmados da covid-19, na região, desde março de 2020. Destes, mais de 62,5 mil são considerados curados. No Estado, há um total de 1.018.714 de casos confirmados do vírus, dos quais 979.280 estão recuperados e 23.256 permanecem em acompanhamento. O número foi divulgado na quinta-feira. O coronavírus causou 16.178 óbitos no Estado até agora. A taxa de letalidade é de 1,59%.