Servidores explicam que alguns serviços estão disponíveis pelo aplicativo
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve ontem por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.
A Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) já havia notificado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos sobre a possibilidade de paralisação.
No documento, ela informa que “após análise das propostas apresentadas pelo governo, entenderam que a negociação teve poucos avanços”.
Serviços
O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma “Meu INSS”, disponível para download em celulares com conexão com a internet. A Central de Atendimento 135 também funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Os segurados que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem usar esses meios.
Ainda assim, a paralisação pode afetar os processos de concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial e análise de recursos e revisões. A mobilização não atinge a perícia médica.