30 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

Grupo oferece orientação especializada

Objetivo é desenvolver um trabalho de educação e prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes

30/10/2024 06:00|Por Tatiana Dornelles / redacao@diariodosul.com.br

Com o aumento constante de casos de abusos sexuais a crianças e jovens, cresce também a necessidade de apoio e orientação sobre o assunto. 

Assim surgiu o grupo Fortaleza Infantil, de Tubarão, formado por três profissionais da área da saúde, que tem o objetivo de desenvolver um trabalho de educação e prevenção.

Segundo a psicóloga Bruna Correa Lemos, capacitada em Escuta Especializada, o grupo se formou este ano diante do aumento de casos de abusos sexuais. 

“Observamos o panorama da falta de informação e como prevenir esses casos, bem como saber o que fazer após o abuso, e assim surgiu esse trabalho”, explica. 

Oficinas, palestras, workshops em unidades escolares ou outros locais são algumas atividades desenvolvidas pela equipe. 

“Orientamos pais e oferecemos capacitações aos profissionais em como proceder em casos de revelação espontânea. Realizamos oficinas de educação e prevenção do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, bem como rodas de conversas com adolescentes, palestras, entre outros”, afirma Bruna. 

De acordo com ela, o número de pessoas atendidas depende do que é trabalhado. “Temos oficinas com 20 a 30 crianças e minioficinas com 50. Também fazemos rodas de conversas com 15 adolescentes, mas esses números variam”, explica a psicóloga. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo, formado por três integrantes, atua diretamente na área. “Os números de abusos só crescem. Movidas por amor à causa, iniciamos o projeto este ano e estamos à disposição para desenvolver nosso trabalho em escolas ou outros locais”, diz. 

“A informação salva e queremos levar a informação ao maior número possível de crianças, adolescentes, pais e profissionais, para que a estatística diminua e para que as crianças possam ser crianças”, acrescenta.

Além de Bruna, atuam no Fortaleza Infantil a terapeuta ocupacional Débora Cristina de Medeiros Garcia, que é orientadora social do Creas de Capivari de Baixo, e a assistente social Salwa Figueiredo Akl, ambas capacitadas em Escuta Especializada.

Contato   

Quem tiver interesse de realizar alguma atividade com o grupo, basta entrar em contato com a equipe do Fortaleza Infantil através do telefone  48 99109-7968 ou através do email fortalezainfantil@gmail.com. Também é possível através do perfil no Instagram @fortalezainfantil.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR