Em caso de reconhecimento de um ou mais sintomas da doença, é preciso dirigir-se imediatamente a um hospital
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido, o que pode resultar em danos graves às funções neurológicas. É a causa mais frequente de óbito na população adulta no Brasil e uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo.
Como alerta, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta a população para saber identificar os sinais da doença e buscar cuidados médicos de emergência.
Quanto mais rápido buscar atendimento para iniciar o tratamento, maior a chance de recuperação completa da doença. É essencial estar atento aos sinais de alerta, pois o reconhecimento precoce de um AVC pode salvar vidas e reduzir sequelas”, ressalta o médico Alfredo Busch, gerente técnico da Superintendência de Urgência e Emergência da SES.
O AVC é uma emergência médica. Em caso de reconhecimento de um ou mais sintomas da doença, é preciso dirigir-se imediatamente a um hospital mais próximo ou ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo 192, para que o paciente com suspeita de AVC seja atendido. A prevenção, portanto, está na adoção de hábitos saudáveis.