A ação idealizada pelo Departamento de Cultura visava à valorização da cultura afro-brasileira
O evento “Respeito não tem cor, tem… consciência”, realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade, em Capivari de Baixo, mobilizou dezenas de pessoas.
A ação idealizada pelo Departamento de Cultura visava à valorização da cultura afro-brasileira por meio de uma série de iniciativas em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Entre as atrações estavam a exposição fotográfica “Pérolas Negras”, as apresentações do Ceaca, da cantora Yasmin, Marcelo Alvino e Coral Som Bonito, além de conhecer o trabalho de trancistas e a apresentação do trabalho histórico da Pastoral Afro-Brasileira.
“Este é um momento importante para consolidar a data como um marco de conscientização, luta e respeito. Será uma política pública contínua, que vai além de celebração. Esta é uma data para todos refletirmos muito”, assegura a prefeita Márcia Roberg Cargnin.
A secretária de Educação, Marinélia Bonelli Fernandes, relatou os inúmeros trabalhos desenvolvidos nas áreas da educação em relação à cultura.
“Trabalhamos com muito empenho as questões étnico-racial na escola. Por meio de diálogos, leituras, filmes, enfim, transmitimos aos alunos a compreensão e respeito a todos”, observa Marinélia.
Tubarão tem semana alusiva
Em Tubarão, a Semana da Consciência Negra – Conexões Afro-brasileiras foi aberta oficialmente. Nesta sexta, no Museu Ferroviário, às 19h30, acontecerá uma roda de conversa com o tema “Igualdade Racial e a Vivência do Cotidiano”. A programação se encerra domingo, novamente no Museu, com uma tarde cultural e de empreendedorismo afro-brasileiro, das 13h30 às 19h.