O corpo do ex-governador e ex-senador de Santa Catarina Casildo Maldaner, que morreu vítima de câncer, foi cremado ontem, no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. Ele foi velado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O político de 79 anos foi internado em um hospital de Florianópolis no último domingo, após passar mal. Teve piora do quadro de saúde e morreu na noite de segunda-feira. O governo de Santa Catarina decretou luto oficial de sete dias.
O governador Carlos Moisés manifestou pesar pela perda e se solidarizou com a família e amigos neste momento de dor. “Casildo Maldaner teve uma trajetória pública dedicada aos catarinenses e conquistou admiração e respeito de todos nós. Que Deus esteja com todos os familiares e amigos neste momento”, manifestou.
Em 2018, Casildo se recuperou de um câncer que afetava o sistema nervoso central. Há três semanas, foi diagnosticado que a doença havia voltado. Natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, ele nasceu em 2 de abril de 1942 e mudou-se aos dois anos com a família para Chapecó, no Oeste catarinense.
Ele foi vice-governador de Santa Catarina, eleito em 1986 na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos (PMDB). Com a morte de Pedro Ivo, em 1990, assumiu a chefia do Poder Executivo estadual.