Animal está bem de saúde e equipes da Udesc estão fazendo o monitoramento
O elefante-marinho (Mirounga leonina) encontrado na praia do Mar Grosso, em Laguna, no início deste mês, segue agora nos Molhes da Barra. O animal foi encontrado descansando na faixa de areia.
A equipe do Trecho 1 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, executado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Uesc), foi acionada para atender à ocorrência e segue desde então fazendo o monitoramento.
Com o apoio da equipe de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foi realizado o isolamento da área e a orientação à população. A equipe veterinária do PMP-BS/UDESC realizou uma avaliação inicial, observando o estado clínico, comportamento e possíveis necessidades do animal. A análise indicou que se trata de um indivíduo juvenil, com bom escore corporal. O comportamento observado é característico da espécie, sendo considerado normal.
No dia 4 de março, o animal deslocou-se do Mar Grosso no sentido Molhes da Barra. Novamente, com o suporte dos guarda-vidas, foi realizado o isolamento da área e prestadas orientações ao público. Uma nova avaliação foi conduzida, constatando-se que o animal permanece em boas condições e apenas descansando.
Durante toda a permanência do animal na região, a equipe do PMP-BS/Udesc seguirá com monitoramento e avaliações periódicas para garantir seu bem-estar e segurança.
Orientações
A presença de elefantes-marinhos nas praias pode ocorrer ocasionalmente e é fundamental que a população mantenha distância e evite qualquer tipo de contato. A aproximação indevida pode causar estresse ao animal e representar riscos à saúde pública e ao bem-estar do animal, segundo a equipe que faz o monitoramento das praias na região.