Sites do TSE e do TRE, além do aplicativo e-Título, disponibilizam informações
O eleitor que vai exercer seu direito ao voto nas eleições deste domingo pode consultar o seu local de votação. No aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, e no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível verificar a zona e a seção eleitoral.
O local de votação já aparecerá atualizado. Portanto, se foi feita uma solicitação de transferência temporária da seção eleitoral dentro do mesmo município, a pesquisa indicará o novo lugar a que o eleitor deverá comparecer, com endereço completo do local, zona e seção.
No portal do TSE, o usuário pode seguir com a pesquisa por meio da aba “Serviços eleitorais”, e, em seguida, em “Local de votação/zonas eleitorais”. O internauta será redirecionado para novo espaço on-line, onde deverá selecionar a opção “Consulte Onde Votar”, logo após o título.
Na página com o título “Atendimento eleitoral”, no oitavo item, basta que o eleitor preencha o primeiro campo com o nome dele, o número do título de eleitor ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Em seguida, o interessado deve completar a data de nascimento, o nome da mãe e clicar no ícone “Entrar”.?
A página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também dispõe de espaço para pesquisar essas informações.
Saiba como baixar o e-Título para votar domingo
O eleitor que pretende usar o título digital para votar neste domingo deve baixar o aplicativo e-Título para celulares até este sábado, véspera do pleito.
No dia de votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira.
O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a justificativa pela ausência na votação.
O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Em seguida, o usuário deve preencher os dados pessoais solicitados e validar o acesso ao aplicativo.
Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e deve estar atualizado. Se essas condições não estiverem preenchidas, o eleitor só poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.
Sem voto em trânsito e justificativa em 60 dias
Os eleitores que não estiverem em suas cidades nas eleições deste domingo não poderão votar. A restrição é porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais. Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. O prazo para justificativa é de 60 dias após a eleição.
No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelo TRE no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições. Nesse caso, o eleitor deve preencher um formulário e entregá-lo no cartório eleitoral de sua localidade.
Justiça Eleitoral irá auditar urnas neste sábado
A Justiça Eleitoral promove auditorias das urnas eletrônicas e dos sistemas utilizados nas eleições em oportunidades que ocorrem em diversos momentos. Entre elas, duas acontecem no próprio dia da votação: o Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade.
As auditorias são feitas em urnas que estavam configuradas e prontas para uso nas seções eleitorais, mas que serão sorteadas em todo o Estado para passarem pelas verificações. O sorteio será realizado em cerimônia pública neste sábado, a partir das 8h30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.
Do total de 16.639 urnas eletrônicas em uso em seções catarinenses, 27 serão sorteadas para o Teste de Integridade. Elas serão enviadas à capital e novas urnas de contingência são preparadas para substituílas nas votações municipais.
Outras oito urnas serão escolhidas para o Teste de Autenticidade. Nessa auditoria, os equipamentos e sistemas eleitorais são vistoriados nas próprias seções, pouco antes do início da votação.