Com a pandemia de covid-19, alguns bancos de leite humano de Santa Catarina registraram queda de 50% nos estoques e buscam estimular o retorno à doação como forma de salvar vidas de crianças com baixo peso, que lutam pela vida em UTIs e em maternidades.
Em Tubarão, o Centro Materno Infantil (CMI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) não teve queda no número de doadoras, mas um aumento na demanda de quase 70% nos últimos dois meses, principalmente.
De acordo com a coordenadora de Enfermagem do CMI, Katiane Baschirotto Dorigan Coral, houve um crescimento no número de bebês prematuros, que são os que mais precisam do leite materno doado. “Eles sempre são prioridade, e nestes últimos dois meses tivemos um grande número de prematuros. Alguns porque a mãe teve covid-19, outros por ser de gravidez gemelar, por exemplo. Não dá para especificar uma causa, mas realmente houve aumento nesta demanda”, avalia.
Katiane também diz que a pandemia pode ter afetado o número de doações e, também, porque está havendo ainda mais rigor nos testes. “Hoje o banco de leite conta com 28 doadoras fixas, mas se mais mães puderem fazer a doação será essencial. Elas podem entrar em contato conosco que daremos todas as orientações e podemos, inclusive, buscar o leite em casa. Tudo seguindo os protocolos de segurança”, pontua.
Quem desejar ser uma doadora ou saber como ajudar, pode entrar em contato com o Centro Materno Infantil do HNSC, pelo telefone (48) 3631-7149. “Este número também é WhatsApp. Pode mandar mensagem que teremos prazer em orientar”, completa a enfermeira.
Maio Branco
O deputado Fernando Krelling (MDB) alertou para a situação na Assembleia Legislativa. Ele é autor da lei que insere no calendário de datas e festividades de Santa Catarina o Maio Branco. “Queremos enfatizar a importância da doação de leite materno humano, sensibilizando a sociedade e divulgando campanhas que mostrem a importância desta doação na promoção da vida destes pequenos recém-nascidos”, justificou.
Para ser uma doadora
A equipe de saúde realiza um cadastro e fornece todas as orientações para coleta e armazenamento do leite ordenhado. Uma dica é sempre ter em mãos os últimos exames realizados no pré-natal.