Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Da luta pela vida às páginas de livro

04/10/2023 06:00

A perda de um filho é uma das experiências mais dolorosas e profundas que alguém pode enfrentar na vida. Nessa jornada de luto, para lidar com a dor e honrar a memória do filho Caio, a professora Clésia da Silva Mendes Zapelini apresenta hoje, às 19h30, seu livro intitulado “O pequeno grande Caio”.


A obra, segundo Clésia, é uma sincera homenagem ao filho mais velho,  que travou uma corajosa batalha de dez anos contra uma doença degenerativa. “Este livro é um registro de momentos marcantes que envolvem dor, amor e uma transformadora redescoberta de sentido na vida”, diz a autora. O lançamento acontece no Espaço Integrado de Artes (Bolha), na UniSul, em Tubarão.


Clésia lembra que Caio partiu há seis anos. Desde muito cedo, antes mesmo de completar dois anos, os pais – Clésia e Clávison, receberam o diagnóstico que o filho tinha uma doença degenerativa. “Até então, ele se desenvolvia normalmente. Foi aí que percebemos que ele não iniciava a caminhada e começamos a investigar”, conta.


A partir dali, Caio não andaria mais, não falaria e dependeria exclusivamente dos pais. Caio, inicialmente, tinha expectativa de viver quatro anos. Mas, com todo carinho dos pais, força e tratamentos, sua trajetória neste mundo chegou a uma década de fé, coragem e resiliência.


E foi através dessa nova descoberta, que durante a vida de Caio os pais começaram a participar de corridas. Claro que Caio não ficou fora. Sempre que possível, o filho os acompanhava em sua cadeira adaptada. Apesar de todas as dificuldades, Caio chegou a acompanhar a mãe em uma Corrida de São Silvestre.


O exemplo de superação foi um incentivo e motivo de admiração para outros atletas que acompanhavam a trajetória de luta da família.

 

Mãe transforma luto para eternizar história

Há 30 anos, Clésia trabalha na área da educação. Sua trajetória de luta, começou antes da chegada de Caio. Desde sua infância enfrentou diversos desafios para estudar. Sua determinação e capacidade de superação a conduziram para a conquistas no ensino e sua vida pessoal.


Atualmente, Clésia compartilha seu conhecimento vivido através de palestras, inspirando outras pessoas com a sua história de vida.


“E por ser esse pequeno Caio e grande Caio, pela intensidade de sua história de vida, que o livro surgiu. É uma narrativa do filho da Clésia e do Clávison, irmão do Samuel e Gabriel (filhos adotados após a partida do Caio), que lutou a cada ano e  que mostra como é bom viver”, relata a mãe e autora. O livro de Clésia também pode ser encontrado em livrarias digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Daiane Fernandes

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR