Expectativa é de aumento de pelo menos 10% nas vendas de Natal
Os empresários do comércio de Santa Catarina estão mais otimistas e dispostos a investir e contratar funcionários. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) divulgado pela Fecomércio SC neste mês de dezembro. A confiança em alta é puxada pelas expectativas positivas quanto ao futuro do setor e da economia.
De acordo com Fernando Nandi, presidente da CDL de Tubarão, o otimismo e a boa expectativa, principalmente para este mês, norteiam os empresários. “Estamos, sim, bem confiantes e com uma expectativa de crescimento de pelo menos 10% nas vendas. No ano passado, nossos índices já foram surpreendentemente, chegando a 20% de aumento”, afirma.
Dados da Fecomércio apontam ainda que o empresário também está mais disposto a investir na contratação de funcionários. O indicador que mede a expectativa de abrir novas vagas de emprego cresceu 3,5% em novembro, demonstrando necessidade de reforçar a equipe de vendas para o período de final do ano, Natal e temporada de verão.
Fernando Nandi diz que nesta época praticamente dobram as vagas de emprego. “Todo o comércio, com o aumento no movimento e também o horário estendido, acaba contratando mais pessoas, e isso impacta positivamente na economia. Além disso é uma excelente oportunidade de trabalho. Para se ter uma ideia, 90% dos meus funcionários iniciaram trabalhando justamente nesta época do ano e permaneceram”, comenta Fernando.
Confiança
Conforme a Fecomércio/SC, o empresário também está mais confiante, sobretudo no futuro dos negócios. “O ano de 2024 tem sido bastante positivo para os setores do comércio e dos serviços.
Temos visto resultados consistentes, tanto em vendas quanto na geração de empregos. Além disso, os índices de expectativas apontam que os próximos meses também serão bons. O fato de que 76% dos varejistas querem expandir as suas equipes no futuro próximo é mais um indicador nesse sentido. Seguimos confiantes”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.