No ano do seu bicentenário, Anita Garibaldi será homenageada em medalhas e selo comemorativos. A medalha será produzida em edição limitada pela Casa da Moeda do Brasil (CMB), que tradicionalmente faz produtos de numismática ligados a datas e personagens históricos para colecionadores.
Essa medalha terá de um lado a imagem de Anita e do outro o mapa do Brasil e da Itália, com o desenho da rosa criada para simbolizar o bicentenário da heroína no meio.
Além dessa homenagem protagonizada pela Casa da Moeda, os Correios também vão lançar um selo em homenagem à data ainda neste semestre.
As medalhas farão parte do catálogo da Casa da Moeda do Brasil, que já produziu diversos produtos que simbolizam eventos históricos e culturais do país. Essas peças são comercializadas para o público em geral no site do Clube da Medalha, vinculado à instituição.
Já o selo será produzido pelos Correios e deve conter a estampa que ilustra o bicentenário: uma representação artística de Anita com a bandeira da República Catarinense e de Laguna, pintada por Glaci Silva.
A heroína lagunense foi homenageada com selos em 1967, no aniversário da agência postal de Laguna, e em 1971.
A previsão é lançá-los entre agosto e setembro, em meio às comemorações do bicentenário.
No último sábado, a 10ª rosa de Anita foi colocada em uma praça no Centro de Anitápolis. O projeto do bicentenário une quatro países para comemoração.