Médico do Provida alerta para a conscientização a respeito das faltas sem aviso
Uma das queixas do sistema público de saúde é a falta das pessoas às consultas e exames. Situação que também ocorre nas redes particulares, como no Complexo Médico Provida, em Tubarão.
“Quando você falta a uma consulta ou exame, não é só você que sai prejudicado. Sua ausência significa que alguém que precisa de atendimento pode ficar sem essa oportunidade. Cada horário perdido é uma chance eliminada de cuidar de outra vida”, alerta o clínico, Lawrence de Luca Dias.
Avisar que não será possível comparecer, conforme combinado anteriormente, contribui para que novos agendamentos, na mesma especialidade, possam ser realizados. Cancelamentos, como no Complexo Médico, podem ser feitos pelo APP Provida, por WhatsApp ou por telefone.
“Se você não puder comparecer, nos avise. Assim, podemos ajudar outras pessoas. Cada falta representa um cuidado que alguém não recebeu. Seja responsável, ao saber que não poderá comparecer a um compromisso, comunique”, ressalta o médico.
Números
Em 2024, no Provida, foram registradas 18,5 mil ausências, entre consultas e exames, sem avisos de não comparecimento. Já na rede estadual, em média, conforme a Secretaria de Estado da Saúde, um em cada três pacientes faltou a consultas ou exames. A falta sem aviso prévio causa uma série de prejuízos, que comprometem desde a oferta de novos serviços de saúde, até logísticos e financeiros.