26 DE DEZEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Artista pinta “flores”em protesto

A ideia da escrita, ao invés de um desenho, também tem uma explicação

03/12/2024 06:00|Por Redação

Um protesto realizado em Laguna chamou a atenção. O artista visual Mateus Guimarães devolveu simbolicamente “flores” ao canteiro cimentado há pouco mais de duas semanas na avenida Colombo Machado Salles, no Centro Histórico.

“A prefeitura pegou e tapou os canteiros, provavelmente para não ter manutenção, e colocou concreto. Como forma de protesto, quis fazer esse grafite, uma arte de estêncil, com ‘flores’ entre parênteses para representar aquilo que era para estar ali”, justificou o artista visual para a reportagem do Agora Laguna. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia da escrita, ao invés de um desenho, também tem uma explicação. “Não pensei em fazer flores lindas e bem grafitadas porque não queria que as pessoas vissem e achassem bonito. Quero que lembrem o que podia e devia estar ali”, completa.

A colocação de cimento foi realizada por iniciativa da prefeitura em apenas um dos canteiros da avenida. A ação não prosseguiu por intervenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o prefeito Samir Ahmad, ele tentou manter o trecho com o canteiro, grama e flores. “Porém, a proximidade com a lagoa e os ventos sul acabam trazendo água salgada, que queima as plantas e impede que fiquem saudáveis. Para garantir a durabilidade do canteiro, decidimos colocar cimento em parte dele e acrescentar grandes vasos decorativos”, disse o prefeito em rede social. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR