Segunda-feira, 22 de junho de 2026
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

08/05/2026 06:00

Piada de mau gosto

Em épocas de período pré-eleitoral, o que se percebe é uma inundação de compromissos assumidos a toque de caixa e, talvez, o mais proeminente deles na nossa região seja a pauta da melhoria da SC-370, rodovia que liga Tubarão a Braço do Norte.
Na última semana, uma série de lideranças estiveram na Secretaria de Infraestrutura do Estado para reivindicar a construção de uma terceira faixa para minimizar os efeitos de um atraso intolerável para uma região que, economicamente, cresce assustadoramente.
Vejam bem, essas lideranças foram à secretaria competente, muitas delas em plena campanha pré- eleitoral, para solicitar algo urgente, paliativo, mas uma obra que, se acontecer, será responsável por atrasar mais uma ou duas décadas uma duplicação que deveria ser o objetivo principal a ser exigido.
Ou alguém acredita que após a alocação de esforços para obras na rodovia, a sua duplicação – que, convenhamos, já está mais do que atrasada – será objeto de pauta nas próximas gerações?

Piada de mau gosto II
No ano de 2022 houve a contratação de um projeto para que a duplicação, finalmente, saísse do papel. Foram gastos mais de R$ 2,5 milhões em estudos sem que houvesse sequência nos encaminhamentos por absoluta falta de representatividade que pudesse colocar à mesa de negociação uma pauta tão prioritária.
Ainda bem que o eleitor está vacinado e não dá margem para novas promessas que não atendem às reais necessidades da região. Agora, o que me admira, é uma proposta circunstancial e ineficiente como a construção de uma terceira faixa possuir adesão de entidades de classe que representam um empresário sufocado pela carência de infraestrutura.

Honradez
No início do escândalo do Banco Master, o senador Ciro Nogueira, do PP, anunciou que renunciaria ao seu mandato caso houvesse qualquer menção ao seu nome o relacionando com os fatos até então apurados.
Pois bem, pela decisão do ministro André Mendonça descobriu-se que o senador era o principal beneficiário de uma mesada que chegou aos R$ 500 mil mensais, assim como era agraciado com o pagamento de despesas com viagens, hotéis, restaurantes e gastos com cartões de crédito.
Será que o nobre Ciro Nogueira honrará pelo menos com a sua palavra? Sabemos que não.

Master
Ainda sobre o escândalo do Banco Master, o que circula em Brasília é que Daniel Vorcaro, ciente da enormidade de provas colhidas dos seus aparelhos celulares, começa a cogitar o que antes relutava: incluir na sua delação o nome de alguns ministros do STF.
Há 129 milhões de razões para acreditarmos que o maior escândalo da história brasileira nos reservará capítulos surpreendentes nos próximos dias.

Nova pesquisa
Uma nova pesquisa do instituto Neokemp apurou a rejeição dos candidatos perguntando aos entrevistados em qual deles não votariam de jeito nenhum para governador de Santa Catarina e os números foram esses:
Como o mais rejeitado pelos eleitores catarinenses aparece Gelson Merísio, do PSB, com 32,6%, seguido de perto pelo atual governador, Jorginho Mello, do PL, com 21,7%.
Em seguida, aparece o carioca (mais um) do partido Missão, Marcelo Brigadeiro, com 7,2%, seguido de perto pelo ex- prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que é rejeitado por 6,7% dos entrevistados.
Há, neste cenário, um número relevante: para 20% dos entrevistados, nenhum dos candidatos merece ser rejeitado.
O instituto Neokemp ouviu 1.008 pessoas entre os dias 4 e 6 de maio e, neste momento, o índice de rejeição é o mais importante a ser observado.
 

Santa Catarina é demais!
Estou tendo a honra e oportunidade de percorrer os mais diversos municípios da nossa região nos últimos dias e, minhas amigas e meus amigos, que região mais espetacular é essa que vivemos!
As festas típicas alemãs foram um show à parte. São Ludgero e Santa Rosa de Lima ofereceram aos seus moradores e turistas comidas maravilhosas, danças típicas, desfiles tradicionais e tantas outras atrações que enchem de orgulho qualquer um que vive por aqui.
Assim como o município de Armazém, que propiciou aos seus visitantes uma Festa da Tilápia que já começa a tomar proporções que no seu início pareciam inimagináveis.
E como se fosse num passe de mágica, os noticiários na segunda-feira migraram do lindo interior para o nosso mágico litoral. Não eram só as ondas grandes da Praia do Cardoso que encantavam: a luz do sol nascendo atrás do morro do Farol iluminou parte de um estado que foi concebido em um dia que Deus estava, definitivamente, inspirado.
 

Enquanto isso...
Certa feita, em uma roda de amigos, ousei colocar à mesa uma ideia que sempre me pareceu interessante. 
Ao invés daquela eterna discussão sobre a retirada dos trilhos lá ao final da Avenida Marcolino, por que não adotarmos essa característica e usufruir de um novo modal de transporte na cidade? 
Sempre imaginei – em uma parceria com a rede ferroviária – a retirada do canteiro central da avenida para a instalação de trilhos que cortariam a principal via da cidade do seu início até o seu final.
Em cima desses trilhos, bondinhos transitariam constantemente. Indo e vindo, levando e trazendo as pessoas que precisassem se deslocar. Sem custos.
Teríamos um novo modo de deslocamento e, inevitavelmente, uma nova atração turística na nossa cidade.
Sabem qual foi a reação de quem me ouvia? Risadas e mais risadas. Não pela ideia propriamente dita, mas por não acreditarem que algo assim pudesse sair do papel.
E você? O que acha?

Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR