Quase todas as escolas da regional apresentam algum problema na climatização
A primeira semana do ano letivo em algumas escolas da rede estadual de ensino na região foi de reclamações por parte de pais, alunos e professores. Isso ocorreu porque, com o calor intenso dos últimos dias e com a falta de ar-condicionado em salas de aula, houve casos de pessoas passando mal.
“Tive que buscar minha neta na escola, porque na sala dela o ar estragou e ela passou mal. Tinha mais de 30 crianças na sala. Isso é um absurdo. Será que o governo de Santa Catarina não teve tempo para arrumar tudo nas férias? Como começar o ano assim, com crianças e docentes numa sala quente, sem condições?”, reclama a avó da aluna, que está matriculada em uma escola estadual de Tubarão.
De acordo com a coordenadora do Sinte de Tubarão, Maria Aparecida de Farias, foram várias as reclamações. “Quase todas as escolas da regional apresentam algum problema na climatização. Isso ocorre desde o ano passado. Quando falta ar-condicionado, tem o ventilador, que é obsoleto, não refrigera a sala. As salas de aula estão lotadas, sem ar, com um ventilador só funcionando. Recebemos informações de professores passando mal por conta do calor em excesso. Crianças também. Em vez do governo do Estado dar dinheiro para a educação pública básica, está dando para as universidades. E ainda diz que está tudo bem”, desabafa.
Segundo ela, na EEB Aderbal Ramos da Silva, a escola teve que pagar para ter ar-condicionado funcionando, quando o governo é que deveria ter feito. “Lá, o governo fez a parte da elétrica. Mas, para ligar, foi R$ 7,5 mil que a escola teve que pagar. Defendemos que tenha climatização nas salas e é o governo que deve proporcionar, pois é o responsável pela manutenção das escolas públicas”, acrescenta.
Governo promete resolver situação
De acordo com o coordenador regional de Educação, Milton Antunes Torres, em relação às escolas sem os aparelhos de ar-condicionado, a CRE de Tubarão aguarda a licitação para a execução do projeto de instalação de subestação. “Das escolas que apresentam problemas, temos o Hercílio Luz, Martinho Ghizzo, Lino Pessoa, aqui de Tubarão. No município de Sangão, temos a escola Maria Duarte Vasconcelos e Bernardo Schmitz. Quanto ao Hercílio Luz, será instalado mais um aparelho de ar-condicionado, e na Martinho Ghizzo será feito reforço na rede elétrica. As outras escolas já têm o projeto para a instalação de subestação. Estamos aguardando a licitação para a execução do projeto”, explica Milton, que não informou se há previsão para as instalações de subestação.