Estudantes terão cursos ao longo de três anos de formação, em Tubarão
O campus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vivenciou um dia histórico ontem, com o início do ano letivo para as primeiras turmas de Ensino Médio Técnico oferecidas pela instituição no município. O IFSC agora possui 80 estudantes de ensino médio oriundos de Tubarão e outros municípios da região.
Os novos alunos foram recepcionados pela direção e pelos servidores do campus, bem como por representantes da reitoria. Além de conhecer a infraestrutura do IFSC, o funcionamento dos cursos e a rotina que terão pelos próximos três anos, os estudantes também participaram de uma confraternização para marcar o começo do ano letivo.
“É um momento histórico para o IFSC Tubarão. Com a vinda de vocês, damos mais um passo na consolidação do campus. Foi uma luta de vários anos e muitas pessoas que atuaram para que tivéssemos a possibilidade de disponibilizar, em Tubarão, cursos técnicos integrados ao ensino médio, o que era uma realidade de muitos campus do IFSC, mas ainda não havia aqui na região da Amurel, que agora conta com cursos de ensino médio integrados à formação técnica em uma instituição federal, pública e de ensino gratuito”, destacou o diretor do campus, Henri Belan.
Integrado
O curso técnico integrado, também chamado de ensino médio técnico, oferece a formação geral de forma integrada à formação profissional. No IFSC, o aluno tem as disciplinas do currículo normal do ensino médio e as específicas do curso técnico escolhido.
No campus Tubarão, o IFSC oferece dois cursos técnicos integrados ao ensino médio: Administração e Automação Industrial. Ambos possuem 40 vagas e têm duração de três anos. As aulas ocorrem em período integral, majoritariamente pela manhã.
Com a oferta, Tubarão passa a ser a 18ª unidade do IFSC no Estado a oferecer cursos técnicos integrados ao ensino médio. Além dos cursos de Administração e Automação Industrial, o campus Tubarão também tem aprovado junto ao cConselho Superior do IFSC a oferta do curso técnico integrado em Informática. Porém, o início do curso dependerá da ampliação da infraestrutura para o atendimento dos estudantes. As obras para a construção de um terceiro bloco de laboratórios e salas de aula começaram na semana passada.